Veja o ranking dos dez carros menos poluentes na categoria
O crescimento dos carros eletrificados, no Brasil e no mundo, tem como objetivo a redução das emissões de poluentes, provocada pela queima do petróleo. Mas nem todos os eletrificados têm o mesmo nível de emissões. Ao contrário, a diferença entre eles é mito grande. O elétrico puro tem as menores emissões, depois vem os plug-in, depois o híbridos e em seguida o híbrido leve, que tem uma bateria pequena, e finalmente o carro a combustão, o mais poluente. Mas todos eles estão se aperfeiçoando para poluir o menos possível, seguindo as exigências cada vez mais rígidas da legislação ambiental.
Mas o que eu queria dizer é que mesmo dentro das categorias, cada carro tem um nível de emissão. Se você procura um carro que polui menos, precisa saber qual o índice de megajoule ele emite. Megajoule é a medida universal de emissões adotada pelo Inmetro no Brasil. Ela é unidade de medição da energia térmica.
O Prêmio Mobilidade Limpa, que homenageia os carros menos poluentes, revelou os campeões de cada categoria em 2024. E o Híbrido Plug-in campeão foi o Toyota RAV 4, que, conforme dados do Inmetro, emite apenas 0,62 mj/km (megajoule por quilômetro rodado).
O RAV4 Plug-in Hybrid tem autonomia de 55 km no modo totalmente elétrico e potência combinada de 306 cv. O carro traz itens de sofisticação e conforto, tem uma tela de 12,3 polegadas no painel e outra multimídia de 10,5 polegada, display com informações sobre trajeto, velocidade e piloto automático. Custa R$ 400 mil
No Brasil, a Toyota é a marca mais dedicada aos híbridos, onde é líder do segmento. No mundo, a marca já vendeu 20 milhões de carros eletrificados.
Veja a lista dos plug-ins menos poluentes vendidos no Brasil
1) Toyota RAV4- 0,62 mj/km
2) BYD Song Plus – 0,65
3) Caoa Chery Tiggo 8 – 0,67
4) Volvo XC60 – 0,74
5) GWM Haval H6 – 0,75
6) BMW 530e – 0,80
7) Jeep Compass – 0,80
8) Mini Countryman – 0,80
9)BMW 330e – 0,85
10) Volvo XC90- 0,85