Um sofisticado sistema de reconhecimento de voz está sendo desenvolvido a pedido de uma montadora na Europa, que identifica, por exemplo, se o motorista está de mau humor ou alegre.
Sistemas ultrassofisticados de microfones e câmeras interpretam o tom de voz, a expressão facial e até o seu humor do motorista: avalia se ele está triste, nervoso, alegre. Ele detecta a expressão facial da pessoa.
O carro vai ter uma relação mais interativa com os ocupantes. Haverá uma “conversa” da máquina com o motorista, de forma que ele seja mantido em alerta durante todo o trajeto.
Os técnicos que desenvolveram o sistema vão longe nas suas propostas: dizem que numa etapa posterior, o equipamento vai reconhecer o estado de espírito do motorista e buscar alternativas para melhorar o seu humor, colocando as músicas preferidas, contando piada e dando dicas e conselhos para melhorar a viagem e também alterando a iluminação interna, o que poderia mudar o humor do motorista.
Mais do que isso, o carro vai controlar os gestos e o movimento dos olhos do motorista, de forma que uma simples desvio de olhar para uma direção, um aceno com a cabeça ou uma piscada de olho pode significar um comando para ajustar o volume do rádio, acender o farol, definir a navegação.