Condutor da primeira van no Brasil com o equipamento, vai se livrar de 400 trocas de marchas por dia

A Transit 2023 chega ao mercado como a primeira van com câmbio automático do Brasil, proposta da Ford para oferecer mais conforto ao usuário. Mais do que conforto, a Ford procura com o seu programa PRO de atendimento pós venda dar possibilidade do cliente obter o máximo de produtividade e rendimento com a sua ferramenta de trabalho, como é considerado o veículo comercial (veja proposta).

A transmissão automática, de dez marchas com conversor de torque, proporciona uma direção mais eficiente e confortável e contribui para diminuir o custo total de operação, reduzindo em 70% o custo de manutenção do sistema de transmissão, segundo a fábrica, que garante a durabilidade com base nos seis milhões de quilômetros de testes.

O conforto do operador é efetivo: levantamento feito pela empresa mostra que o motorista desse tipo de veículo, usado durante todo o dia nos centros urbanos, faz nada menos do que 400 trocas de marcha por dia, ou 750 mil trocas por ano em um veículo com câmbio manual.

O sistema tem uma programação de mudança em tempo real que seleciona a marcha ideal para otimizar o desempenho e a economia de combustível em cada cenário de direção.

O equipamento passa a equipar as duas versões da Transit 2023: minibus, de 15 e 18 passageiros, e furgão. O número maior de relações da transmissão automática permite que o motor funcione mais próximo da eficiência máxima. O motor é o 2.0 Ecoblue diesel, com 165 cv e torque de 39,7 kgfm, com turbo de geometria variável que entrega performance em todas as faixas de rotação e baixos níveis de atrito.

A Transit 2023 conta com start-stop, três modos de condução e modem de conectividade de fábrica, que permite receber alertas preventivos, agilizar o atendimento em caso de assistência, gerar relatórios com indicadores para o negócio, localizar o veículo e agendar e acompanhar serviços online. Vem com controle eletrônico de estabilidade e anticapotamento, controle de carga adaptativo, estabilização de vento lateral e assistente de partida em rampa, computador de bordo com tela de 2,3”, multimídia com tela de 8”, Android Auto e Apple Carplay e câmera de ré com sensor de estacionamento.

A versão minibus conta com assistência autônoma de frenagem com detecção de pedestres, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, estribo lateral elétrico e cintos de segurança de três pontos em todos os bancos de série.

“A Transit Automática é mais um avanço e pioneirismo da linha, desenvolvida com foco na sua produtividade”, disse Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais, argumentando que, além de reduzir a fadiga e a distração do motorista, ela tem um padrão de eficiência, economia e durabilidade que favorece o tempo de atividade e o custo total de operação do veículo.

A versão minibus custa a partir de R$ 298.200,00 e a versão furgão R$ 274.500,00.