Nova versão da Ranger FX4 busca quem gosta de uma boa aventura, “mas com toda ternura”

Eram sete, agora são oito versões da picape Ranger para um consumidor que, segundo Rogélio Golfarb, está trocando SUV por picape, uma tendência que se verifica nos Estados Unidos há muito tempo e que está se desenvolvendo no Brasil: há três anos, 47% das vendas era para uso pessoal e não para o trabalho; no ano passado a participação subiu para 60%.

É uma versão para aventureiros e para famílias que gostam de viajar com segurança e conforto, que precisa de um veículo com competência para entrar em qualquer terreno, buscando contato com a natureza

A FX4 tem como concorrentes diretas a Hilux SRV e a S10 LTZ, custa R$ 289 mil valor que já contempla a redução do IPI.

Demais versões:

Três mais voltadas ao trabalho:

SL 2.2

XLS 2.2 4×2

XSL 2.2 4×4

Quatro mais voltadas ao lazer:

Black 2.2 4×2

Storm 3.2 4×4

XLT 3.2 4×4

Limited 3.2 4×4

Como é a FX4

Externamente a picape tem grade dianteira e a parte central inferior do para-choque com desenhos novos, acabamento em preto brilhante, faróis com máscara escura e luz full-led. Na traseira, distintivo vermelho FX4 em alto relevo e lanternas com máscara escurecida. O para-choque traseiro, assim como os retrovisores e maçanetas, são em preto brilhante.

A FX4 tem o motor mais forte da linha, o Duratorq 3.2 turbodiesel com potência de 200 cv e torque de 47,9 kgfm, transmissão automática, direção elétrica, tração 4×4 e diferencial traseiro blocante.

Vem com sete airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração, controle anticapotamento e adaptativo de carga, assistente de partida em rampas, controle automático em descidas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

Ar-condicionado digital de dupla zona, banco do motorista com ajuste lombar e elétrico, sensor de chuva, painel com duas telas de LCD, central multimídia SYNC com tela de 8 polegadas, acesso a Android Auto e Apple CarPlay, sistema de conectividade FordPass Connect, com comandos e informações remotas do veículo pelo celular e assistente de fechamento da tampa da caçamba.

Rodas de 18” com pneus Pirelli Scorpion 265/60 R18 AllTerrain (50% on-road e 50% off-road), com opção de rodas de 17” com pneus 265/65 R17 AllTerrain Plus da versão Storm.

Pode ser equipada com um snorkel, que aumenta a segurança na travessia de lâminas d’água – com profundidade de até 800 mm. Há também caixas organizadoras da caçamba com 42 litros e chave, muito úteis para transportar pequenos equipamentos e compras.

Características Técnicas

Configuração: Picape média cabine dupla

Motor

Modelo:Ford 3.2 DuratorqTDCi

Combustível: Diesel

Tração: 4×4

Potência máxima (cv): 200 @ 3.000 rpm

Torque máximo (kgfm): 47,9 @ 1.750–2.500 rpm

Transmissão Automática

Tipo: Automática, com 6 velocidades à frente euma à ré

Freios

Hidráulico a vácuo, duplo circuito, discoventilado na dianteira e tambor na traseira comsistema ABS nas quatro rodas, EBD e ESP

Estacionamento: Mecânico acionado por cabo de aço, comtambores e sapatas nas rodas traseiras

Suspensão

Dianteira: Independente, com molas helicoidais ebarra estabilizadora

Comprimento total: 5.354

Largura total com espelhos:  2.163

Largura total com espelhos dobrados: 1.977

Altura em ordem de marcha: 1.821

Entreeixos: 3.220

Altura livre do solo: 235

Caçamba (mm)

Comprimento: 1.489

Largura: 1.560

Largura entre caixas de rodas: 1.139

Altura:511

Volume (L): 1.180

Pesos (kg)

Em ordem de marcha: 2.247

Capacidade de carga: 1.014

Peso Bruto Total: 3.270

Cap. Máxima Tração: 5.950

Tanque de combustível (L): 80

Garantia: 60 meses sem limite de quilometragem