Preços vão de R$ 187.490,00 a R$ 329.990,00 (versão 100% elétrica)
Já tinha o consagrado Fiorino (ganhador o Selo Maior Valor de Revenda pelo oitavo ano consecutivo) no segmento de entrada e o Ducato no topo de linha. Faltava um furgão intermediário parta atender toda a gama de clientes de utilitários de carga. Não falta mais: a Fiat lançou na semana passada o Scudo, um modelo médio que atende as necessidades de transporte urbano.
Além de proporcionar a dirigibilidade de um automóvel, o Scudo pode ser conduzido por motorista com CNH categoria, o que facilita o uso para o motorista comum que queira empreender no transporte urbano de carga
“A Fiat é parceira de frotistas e profissionais autônomos em seus negócios nos segmentos B e E e com o Scudo busca atingir 100% de cobertura do mercado de furgões, atendendo clientes da categoria D”, disse Herlander Zola, vice-presidente da Fiat na América do Sul.
O novo utilitário traz como novidade uma versão elétrica, o Scudo híbrido, que tem um motor elétrico somado ao motor à combustão.
O Scudo oferece acabamento com materiais superiores, incomum em veículos de trabalho, como o alerta de fadiga do motorista, que é “acordado” por um alerta após duas horas rodando a 65 quilômetros por hora sem pausa. Tem quadro de instrumentos digital de 3,5” e computador de bordo.
Tem 1,94 m de altura, um comprimento de 5,3 m e com volume de 6,1 m³. Carrega 1,5 tonelada e transportar itens de até 2,8 metros de comprimento. A porta traseira bipartida abre em 180 graus e a da lateral é deslizante, sendo adaptadas para o carregamento com empilhadeira.
Tem duas versões com motor térmico (Cargo e Multi). A Cargo é para transporte de cargas, não há vidros nas laterais, ideal para o transporte em que a mercadoria sai do centro de distribuição para o destino final, transportadoras e microempresários.
A Multi é destinada às transformações e conta com disposição para fiação elétrica, dispensando cortes na lataria. Assim, além de ser um furgão envidraçado, tem vocação para ser transformado conforme as necessidades dos clientes. Ele sai de fábrica homologado como veículo de carga, mas pode ser adaptado também para o transporte de pessoas.
Tem também a configuração com 8lugares, conta com revestimento interno de alto padrão, bancos reclináveis, ar-condicionado para todos os ocupantes e 850 litros de porta-malas. A versão multi ainda pode ser adaptada para ambulância, floricultura, pet móvel, escritório móvel, entre outras opções.
Todas têm motor de 120 cv e torque de 300 Nm, com intercooler, câmbio manual de seis velocidades, a capacidade do tanque é de 69 litros e o modelo tem autonomia média de 800 km. Vem com start/stop e suspensão independente nas quatro rodas.
Tem rodas de aço de 16″ 215/65, ABS, três airbags (para motorista e passageiros), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), assistência em subidas, faróis de neblina dianteiros, cintos de segurança de três pontos com ajuste de altura e faróis em halogênio com DRL. Traz ainda ar-condicionado, fecho centralizado das portas, parede divisória separando cabine do vão de carga (em função da segurança), computador de bordo, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos com onetouch, ajustes de altura e profundidade do volante, ajuste de assento “ergonômico” para altura, apoio lombar e de braço, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e tomada 12v no compartimento de carga.
O plano de revisões prevê custo total de R$2.700,00 e segundo a fábrica tem um custo 14% menor do que os concorrentes.
Elétrico
A versão eletrificada tem 330km de autonomia com seu motor elétrico com 136 cv de potência (100 kW) e 260 Nm de torque imediato. O e-Scudo foi desenvolvido sob a plataforma multienergy, com um conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh, OBC de 11 kW trifásico e motor elétrico. É possível atingir 80% do carregamento em 48 minutos. O elétrico é importado da França, tem central multimídia de 7” (com Apple Carplay e Android Auto), câmera traseira 180 graus, cluster digital com informações sobre nível de bateria, consumo, modo de condução e marcha engatada.
Também possui volante elétrico hidráulico, freio de estacionamento elétrico e sistema de monitoramento da pressão dos pneus, além de sensores de chuva e luzes automáticas. O e-Scudo será comercializado na versão Cargo na Rede Fiat Elétrica, que conta com mais de 20 pontos nos principais mercados de veículos elétricos do Brasil.
Fiat Scudo Cargo: R$ 187.490
Fiat ScudoMulti: R$ 192.490
Fiat e-Scudo Cargo: R$ 329.990
Ficha técnica
Motor 1.5 turbo diesel BlueHDIquatro cilindros em linha
Potência 120 cv a 3.750 rpm
Torque máximo: 30,5 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio manual: seis marchas
Tração: Dianteira
Sistema de freios dianteiro a disco ventilado e traseiro a disco sólido
Suspensão dianteira PseudoMcPherson com rodas independentes e barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados
Molas helicoidais
Suspensão traseira independente com braços inferiores triangulares e barra estabilizadora
Direção eletro-hidráulica
Rodas aro 19” de aço
Pneus: 215/65 R16
Peso em ordem de marcha: 1.725 kg (Cargo)/ 1.714 kg (Multi)
Capacidade de carga: 1.500 kg
Peso bruto total: 3.225 kg (Cargo)/ 3.214 kg (Multi)
Comprimento: 5.309 mm
Largura da carroceria: 1.920 mm
Altura: 1.935 mm
Distância entre eixos: 3.275 mm
Balanço dianteiro: 881 mm
Balanço traseiro: 1.153 mm
Tanque de combustível: 69 litros
Compartimento de carga
Comprimento: 2.862 mm
Largura: 1.636 mm/ 1.258 (entre caixas de roda)
Altura: 1.397 mm
Velocidade máxima: 160 km/h
0 a 100 km/h: 12,5 s