– Prêmio Maior Valor de Revenda homenageia as motos que menos perdem valor depois de um ano de uso Selo 1

As motos menos depreciadas do mercado brasileiro – fabricadas no País ou importadas – receberão nesta terça-feira (31) o prêmio Maior Valor de Revenda Motos 2016, em evento em São Paulo que vai reunir dirigentes dos setores de produção e distribuição e entidades do setor de duas rodas.

O prêmio é resultado do Estudo de Depreciação de Veículos da Agência Autoinforme, feito com base na cotação de preços da Molicar e indica as motocicletas que obtiveram os menores índices de depreciação com um ano de uso.

Feito em parceria com a Textofinal, o prêmio completa o tripé Prêmio Maior Valor de Revenda, que já homenageia os setores de Carros (pela terceira vez este ano) e Veículos Comerciais (segunda vez em 2016). A premiação para o setor de duas rodas é feita pela primeira vez este ano.

O estudo compara os preços realmente praticados no mercado das motos vendidas no primeiro trimestre de 2015 com a mesma moto usada, um ano depois. A diferença entre eles é o índice de depreciação, que determina os ganhadores do prêmio.

O setor de motos aguarda com expectativa o resultado do Estudo, pois trata-se de um indicador importante no ponto de vista comercial e de marketing, uma vez que o valor de revenda é um dos atributos que relevantes na hora da compra.

Foram consideradas 17 categorias, que receberão os prêmios, além, do campeão geral, isto é: a moto que obteve o maior valor de revenda do mercado brasileiro.

Essas são as categorias premiadas:

50cc

Big Trail até 800cc

Big Trail acima de 800cc

Crossover

Custom acima de 800cc

Custom até 800cc

Motoneta

Naked até 800cc

Naked acima de 800cc

Scooter acima de 200cc

Scooter até 200cc

Sport acima de 800cc

Sport até 800cc

Sport Touring

Street

Touring

Classic

Trail

O índice de depreciação é relativo à diferença de preço entre a moto zero quilômetro vendida em 2015 (preço praticado) e a mesma moto com um ano de uso, cotada em 2016, sempre tendo como referência o primeiro trimestre do ano.

A moto, assim como os demais veículos automotores, é um dos raros bens de consumo que continua valorizado depois de sair da loja. E a manutenção do seu valor depende de vários fatores, como valores intrínsecos, isto é: o carisma da marca, e os valores objetivos, como uma boa rede revenda, facilidade no atendimento, manutenção fácil e econômica, facilidade de operação junto à rede independente de oficinas, liquidez na hora da revenda etc. Como conquistar um bom valor de revenda? Valorizando a usada, pagando mais que a concorrência na troca da moto usada da própria marca por uma OK e atender bem o cliente, dando feedback, dando resposta a pedidos e reclamações, resolvendo imediatamente os problemas apresentados, implantando um sistema eficaz de comunicação com o cliente.