Um estudo global sobre o impacto ambiental da carona solidária mostrou que o procedimento, feito através do aplicativo Bla Bla Car, resultou numa redução de 1,6 milhão de toneladas de CO2 lançadas na atmosfera em um ano de operação.
(O Bla Bla Car é um aplicativo promove compartilhamento em viagens intermunicipais e estaduais, atua nas rodovias.)
Feito por um instituto francês, o levantamento considerou o uso da carona em sete mil carros em oito países, incluindo o Brasil.
A média nos compartilhamento foi de 3,9 pessoas por carro.
O uso do aplicativo aumentou o número de carros nas estradas em 1,6%, mas o número de pessoas transportadas aumentou 210%. Quer dizer: um ganho excepcional.
Outros dados curiosos:
– Um em cada quatro usuários não tem carteira de motorista: são pessoas que estão postergando a obtenção da CNH porque o compartilhamento atende suas necessidades.
– Outra coisa: boa parte dos motoristas reduz a velocidade quando partilham caronas, talvez porque se sintam mais responsáveis transportando outras pessoas. Essa atitude reduz as emissões de CO2 e dá segurança aos usuários.
O compartilhamento, como se vê, tem várias vantagens.
Além da redução do número de veículos circulando nas ruas, o que melhora o trânsito; reduz as emissões e traz mais segurança no trânsito.