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O Brasil foi mais uma vez referência no relatório da Solar Heat World Wide de 2016, com o aumento da capacidade instalada adicionada no ano de 2014, que é a base do estudo. A rede de captação de energia solar aumentou em 1.009 MWth (Mega Watts Térmicos) e a contribuição da captação de energia solar resultou em redução de 2,5 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. Esse resultado – da agência Internacional de Energia (IEA) – reúne informações de metros quadrados de coletores solares térmicos instalados por tipo, energia produzida, contribuições ao meio ambiente de emissões evitadas em 61 países.

A energia solar é uma boa alternativa para a mobilidade. Ela está sendo usada em veículos automotores para reduzir o gasto com combustíveis convencionais. E os veículos movidos a energia solar são os mais sustentáveis, uma vez que não há consumo de combustível e praticamente nenhum impacto ambiental em nenhum aparte do processo, como ocorre com outras energias limpas, como a eletricidade, gerada em usinas hidroelétrica.

É notório o crescimento da eletricidade para a propulsão de veículos automotores e a esse crescimento acrescentam-se os carros movidos a energia solar ou que utilizam painéis de captação solar para ampliar a fonte de energia, quando não para o motor principal para o uso alternativo, na iluminação de faróis, e lanternas, lâmpadas internas e outros equipamentos.

Protótipos equipados com placas fotovoltaicas já conseguem captar energia suficiente para se locomover, situação ideal, uma vez que, exposto ao sol, o carro estará sempre sendo carregado e seria mais eficiente em regiões onde o sol é mais forte e em período do ano onde a luz está presente em mais horas do dia.

Como alternativa a situações de emergência, como tempo nublado e regiões com pouca incidência solar, o carro pode ter uma tomada para captação de energia da corrente elétrica.

Carro movido à energia solar e motor de hidrogênio pode ser aposta da indústria automobilística para o futuro.