Mesmo com o aumento de 7,9% no custo da energia elétrica, com o acionamento da bandeira vermelha pela Aneel, o carro elétrico segue sendo a alternativa mais barata para o consumidor na hora de abastecer.
Levantamento feito pela Volvo indica que a versão de entrada do EX30, o Core Single Motor, por exemplo, tem um gasto de R$ 41,31 para o carregamento da bateria, e R$ 63,18 no caso do XC40 ou C40 (versão Ultimate).
Para rodar um quilômetro, portanto, o Volvo EX30, o C40 e o XC40 gastam R$ 0,16.
A comparação é com um carro com tanque de 45 litros de gasolina, que gastaria R$ 274,05, considerando o preço médio no Brasil de R$ 6,09, e com etanol, R$ 181,80. Considerando um consumo de 10km/l, o custo do quilômetro rodado seria de aproximadamente 61 centavos com gasolina.
O modelo de entrada do EX30 tem uma bateria com capacidade de 51 kWh, e uma autonomia de 250 km (segundo o Inmetro), enquanto as versões topo de linha do C40 e XC40 contam com bateria de 78 kWh, proporcionando rodar até 385 km.
“A tecnologia do carro elétrico é benéfica em todos os sentidos: diminuiu a emissão de gases poluentes, que por sua vez contribui para um melhor meio ambiente, e é mais em conta para o bolso do cliente. A economia é de 72,2% em comparação ao custo por quilômetro rodado com gasolina”, disse Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.