– Com um dia a menos, agosto fecha 230 mil unidades
– GM vira no final e encerra na liderança
– Jeep passa a Honda e fica em oitavo lugar

A GM levou a melhor na briga por emplacamentos nos últimos dias do mês e manteve a liderança de vendas no mercado interno com uma ampla diferença (3.461 carros) sobre a Volkswagen, que ficou em primeiro lugar na quinzena e manteve a posição até a última quinta-feira, 28, mas acabou encerrando agosto em segundo.

Embora as vendas totais (carros e comerciais leves) não tenham sido recorde no ano (maio e julho foram melhores), o desempenho em agosto foi o quinto melhor dos últimos 55 meses (desde janeiro de 2015), com 230.719 unidades, e manteve o patamar de vendas acima das 200 mil unidades que vem sendo registrado desde abril.

Se houve queda (0,7%) sobre julho (232.241 unidades), houve aumento das vendas diárias, que é o melhor indicativo do crescimento do setor: foram 10.487 carros por dia, contra 10.097 no mês anterior.

O desempenho em agosto foi pior também que no mesmo mês do ano passado, quando foram vendidas 239.255 unidades (queda de 3,6%), mas assim como julho, agosto de 2018 teve um dia a mais de vendas: 23.

No acumulado do ano o crescimento caiu para 8,7%, com 1.712.096 unidades vendidas.

Com boas vendas nos últimos dias, a GM encerrou o mês com 18,4% de participação, contra 16,9% da Volkswagen: ambas deixaram a Fiat bem atrás, com 13,6%, em terceiro.

Em seguida, Renault, Hyundai e Ford, nesta ordem, fecharam na faixa dos 8%, tendo a Toyota, sétima colocada, marcado 7,5%. A Jeep, com 4,4%, passou a Honda e ficou na oitava posição (Honda em nono) e a Nissan fechou a lista das dez marcas mais vendidas.

A Citroën está mantendo a média de 1% de participação, descolando-se das concorrentes diretas, mas logo abaixo aparecem três marcas emboladas: Peugeot (12ª colocada), Mitsubishi (13ª ) e Caoa Chery (14ª), com uma diferença de menos de 200 carros entre elas.

 

Ranking de vendas
Agosto 2019