Programa de manutenção reduz até 30% o tempo de parada do caminhão
A conectividade está cada vez mais presente nos veículos automotores, mas não atende apenas as novas gerações que não se desligam do celular. O sistema tem uma vocação muito mais funcional quando se fala do segmento de veículos pesados.
Com o seu novo programa de manutenção, a Scania está disponibilizando no Brasil o Control Tower, sistema que reduz em até 30% o tempo de parada na oficina e o proprietário paga somente o que usar. A montadora tem no Brasil 45 mil caminhões conectados, num total de 500 mil em todo o mundo.
“Queremos sempre antecipar tendências e trazer o que o cliente vai precisar para manter sua logística rentável, disse Marcelo Montanha, da Scania no Brasil. Segundo ele, o sistema garante 30% de redução da permanência do veículo nas oficinas, o que aumenta o faturamento do dono do caminhão.
O Programa de Manutenção contempla as manutenções preventivas e as corretivas de forma individualizada e personalizada, o que garante menos paradas para manutenções e consequentemente maior rentabilidade na operação, sendo que o cliente paga apenas pela quilometragem rodada.
Nos resultados dos testes com frotas-piloto de clientes em operações reais observou-se uma redução próxima a 30% no tempo de permanência nas oficinas após o monitoramento e ações proativas da Control Tower. Além do aumento da disponibilidade, a previsibilidade também é um dos benefícios, pois o cliente sabe o tempo que seu caminhão vai ficar parado.
A rapidez no atendimento amplia a capacidade de geração de frete, favorecendo um aumento da receita.
“É uma redução de custo e aumento da receita”, salienta Gustavo Andrade, gerente do Portfólio de Serviços da Scania.