O sedã pequeno é o carro preferido dos motoristas de aplicativo, um carro relativamente barato, econômico, confortável para o dia a dia na cidade e espaçoso, além de ter um bom porta malas.
E essa preferência pelo sedã pequeno faz com que frotistas adquiram grande quantidade para locação, uma vez que boa parte dos motoristas de aplicativos optam por alugar em vez de compra o carro.
A locadora PP Car calculou que o dono de um carro de R$ 50 mil tem despesas de R$ 2.250,00 por mês (incluindo impostos, seguro, manutenção e a depreciação do veículo), além do investimento na compra.
E usa esse argumento para convencer o motorista de aplicativo que é mais racional alugar o carro do que comprar.
De fato é grande a migração para essa modalidade, porque o cliente considera, na hora da compra, não apenas o investimento, mas o chamado CTO, a sigla em inglês do Custo Total de Propriedade, que dizer: quanto custa rodar com o carro, valor que Vaira muito dependendo do modelo escolhido.
Na Europa a troca da propriedade pela locação já é bastante comum. Os especialistas dizem que o Brasil caminha para essa alternativa.