Qual o carro preferido do consumidor brasileiro?
Para responder a essa pergunta é preciso recorrer ao ranking de vendas, onde estão o Onix, o HB20, o Ka, entre outros. Se eles são os mais vendidos, são os preferidos certo?
Não é bem assim.
Claro que os mais vendidos são os queridos do mercado de novos e eles têm grandes méritos, pois conseguem oferecer ao consumidor um conjunto de atributos que faz do produto um sucesso de vendas.
Mas nem sempre o mais vendido é o preferido.
Um levantamento feito pela Webmotors junto aos seus classificados indica que os carros mais buscados no site não batem com os mais vendidos no mercado.
O líder é o Honda Civic, com mais de dois milhões de buscas nos últimos seis meses. Em seguida, outro sedã médio, o Toyota Corolla, com 1,5 milhão, e em terceiro aparece o Fit, com 1,3 milhão de buscas.
Repare que os três primeiros não figuram na lista dos mais vendidos no semestre.
A preferência por marca também é diferente da venda de novos. A mais buscada no site de vendas é a Volkswagen, seguida pela GM e em terceiro lugar a Honda.
Quer dizer: a decisão de compra muitas vezes atende uma conveniência do consumidor e na exatamente a sua preferência.