Modelo ET8A entra em operação em setembro
Seis das 200 unidades de caminhões elétricos BYD, encomendadas pela Corpus Saneamento e Obras, já chegaram ao Brasil para fazer coleta e transporte de lixo. Com tração 4×2, o ET8A tem autonomia de oito horas de operação por recarga (cerca de 200 quilômetros).
Os caminhões são zero emissão e mais silenciosos que os tradicionais caminhões de coleta. A fonte de energia é a bateria de fosfato de lítio, reciclável e com vida útil de 30 anos.
Além disso, o sistema de freios, quando acionados, geram energia de volta para a bateria e aumenta a autonomia do veículo. Sem o pedal de embreagem e com transmissão de quatro marchas, o sistema pode ser conduzido usando só o acelerador.
“Antes de entrar em operação, os caminhões passarão por uma revisão de entrega e receberão o compactador de resíduos com sistema elétrico, que substitui as alavancas e contribui com a eficiência energética”, explicou o gerente da manutenção, Charles Fioravante.
As seis unidades vão começar a operar em setembro e até o final do ano 21 caminhões estarão no Brasil para fazer o serviço de coleta.