Caminhão é europeu, mas ganhou versão personalizada para clientes brasileiros

 

Marcando o início de uma nova etapa da DAF Caminhões no Brasil, chegou o novo DAF XF, um caminhão robusto, ideal para o segmento pesado com configurações de tração 6×4, 6×2 e 4×2. O XF será fabricado em Ponta Grossa, no Paraná, e promete ser o modelo que vai elevar o nível de segurança, tecnologia e desempenho da montadora.

O motor que equipa o caminhão é um Paccar MX 13, de 12,9 litros com dois tipos de motorização: uma de 480 cavalos com até 2.500 Nm de torque e outra de 530 cv com torque de 2.600 Nm.

“Apesar de ser inspirado na versão europeia, o novo XF foi pensado para as estradas brasileiras. A DAF conseguiu isso ouvindo os clientes e entendendo as novas necessidades do transportador. O resultado é um caminhão de alta qualidade, que tem potencial para ser o preferido do mercado nacional”, afirma Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

A transmissão de 12 velocidades foi refeita e está mais leve, trazendo maior conforto na troca de marchas. O sistema de câmbio garante uma troca precisa de marcha, ajustando a velocidade ao tipo de relevo e diminuindo o consumo de combustível.

Entre as tecnologias que equipam o caminhão estão o assistente de condução, um computador de bordo que interage com o motorista dando dicas para melhorar a direção, além de piloto automático, sensor de pressão dos pneus, monitor de nível de energia da bateria, freios de emergência, alerta de saída da faixa e controle de estabilidade.

O XF tem duas opções de cabine: Space e Super Space, ergonômicas, com painel de instrumentos intuitivo, espaçosas e confortáveis. O painel tem opção de acabamento nas cores bege ou preto.

O preço ainda não foi divulgado e o caminhão deve chegar às concessionárias em setembro.