Sem estepe, carro vem com compressor e um kit de reparo; em caso de furo, o pneu não precisa ser removido

Trazendo o inédito sistema híbrido para o segmento dos SUVs compactos, o Kia Stonic SX chegou no Brasil no final do ano passado para conquistar uma parcela dos consumidores dessa categoria. Afinal, é uma oportunidade para antigos clientes de carros a combustão experimentar a tecnologia híbrida, que soma o motor a gasolina ao elétrico e assim reduz o consumo final.

O motor a combustão é um três cilindros turbo com injeção direta de 1000cc que, somado ao sistema elétrico MHEV 48V (MildHybrid Electric Vehicle) Smartstream), chega a 120 cavalos de potência e torque de 20,4 kgm.

O motorista pode, na condução Velejar, desligar o propulsor por completo em situação de rodagem plana e economizar combustível. Quando o carro inicia uma descida, sistema híbrido entra em ação e poupa o motor a combustão e funciona também nas subidas, quando o motor exige mais força.

O câmbio automático é de dupla embreagem, ou seja: quando você engata uma marcha, a outra já está preparada pra ser acionada, o que reduz o tempo de engate, tornando o sistema mais eficiente e consequentemente proporcionando melhor desempenho do conjunto, além de mais conforto ao dirigir.

Um carro bem ajustado para andar na cidade, onde fizemos o test-drive, que teve, também, um pequeno trecho em rodovia.

O indicador de fluxo de energia é um equipamento primordial num carro com essa tecnologia. Ele indica quando o carro usa combustão e quando usa a bateria e você acompanha o comportamento do sistema híbrido no painel, o que ajuda o motorista a ter um melhor aproveitamento da tecnologia para obter o melhor desempenho de consumo, no caso, 13,3 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, conforme medição feita peloInmetro. O sistema start-stop, que desliga o motor quando o carro para, no farol ou em qualquer lugar, também contribui para a redução do consumo.

A bateria, de 48 volts, fica no compartimento sob o porta-malas, no lugar do estepe.Mas e o estepe? Taí outro pioneirismo do Kia Stonic: o carro não tem estepe e o motorista nunca vai precisar trocar pneu. Ele vem com um compressor e um kit de reparo que são usados em caso de furo.

Para o conserto não é preciso retirar a roda. Um produto selante é adicionado ao compressor, que preenche toda a banda de rodagem e veda automaticamente os furos e em seguida enche o pneu de ar.

Com seis airbags de série, o Stonic vem com vários equipamentos, como assistente de partida em rampa e seletor de modo de condução.

Mas será que essa história de carro híbrido funciona? O consumidor costuma desconfiar quando surge uma tecnologia nova, mas saiba que o carro eletrificado (elétrico puro e híbrido) é uma tendência sem volta. Está crescendo no mundo todo. Veio pra ficar.

Muita gente aposta no elétrico puro, outros preferem iniciar a eletrificação com o híbrido, que não precisa de uma infra estrutura de abastecimento e não interfere na vida do motorista, que mantém o comportamento e hábitos normais, de um carro a combustão.

Mas para eliminar eventual receio do consumidor, a Kia oferece ao comprador do Stonic assistência 24 horas válida por um ano, que pode ser renovada a critério do consumidor. E cinco anos de garantia.