Com 40% das vendas, “nunca a empresa extraiu tanto lucro no continente”, disse o presidente Carlos Tavares
Líder no Brasil e na América do Sul, a Stellantis traça um plano auspicioso para a região nos próximos quatro anos, com o lançamento de 16 carros novos e a reestilização de 28 outros modelos que estão hoje em linha. Além disso, promete a chegada de sete modelos eletrificados: elétricos puros e híbridos, segmento no qual a empresa mais investe.
O grupo – que reúne sete marcas na América do Sul – fechou 2021 com 40% das vendas totais na região. No Brasil, a empresa conquistou 34% de participação, tendo à ponta a marca Fiat, líder no mercado brasileiro com 21% e o grande crescimento da Jeep, que ficou com 8%. Além disso, 2021 foi um ano expressivo para as duas marcas francesas do grupo: a Peugeot, que ficou com 2,8% das vendas e a Citroën, com 1,8%.
Entre os pilares da empresa para 2021, destaque para a consolidação da liderança no Brasil e na Argentina e a conquista da mesma posição no Chile, que, nos primeiros dois meses de 2022 já sinaliza liderança da Stellantis.
Conforme anunciou esta semana o presidente mundial da Stellantis, Carlos Tavares, a América do Sul terá uma nova marca, informação confirmada por Antonio Filosa, presidente da Stellantis que falou à imprensa nesta sexta-feira (4/3/22), indicando que a nova marca iniciará operação ainda neste ano.
Filosa respondeu ainda o questionamento do nosso colunista, Pedro Kutney, sobre declaração de Carlos Tavares de que “nunca se extraiu tanto lucro da região da América do Sul”.
Confirmando o desempenho financeiro, Antonio Filosa esclareceu que a região tem um mercado muito pequeno em relação à América do Norte e à Europa, o que faz com que as ações sejam centradas em produtos de alto valor agregado e que portanto oferecem maior margem de lucro. Disse que a região tem 25% do volume negociado na Europa e na América do Norte.
“Nossa primeira estratégia na América do Sul é comercial. Buscamos segmentos com boa rentabilidade, como o das picapes”, disse o dirigente, fazendo referência aos modelos RAM e ao Jeep Commander, carros com alto valor agregado e boa margem de lucro.