Veja as marcas de importados que mais cresceram em 2018
A maioria das marcas importadas atua em nichos de mercado, cobrindo brechas que as grandes marcas não podem – ou não querem – atender, por se tratar de um mercado restrito, fatias pouco expressivas de vendas.
Tanto que, na lista abaixo, que reúne 19 marcas que atenderam o mercado interno no ano passado, apenas duas venderam acima de dez mil unidades: a Kia, que cresceu 39%, com 11.719 unidades emplacadas, e a BMW, com 10.167, sendo que o volume da marca alemã inclui carros montados no Brasil. A rigor, a BMW vendeu apenas 2.789 importados no ano passado; os outros 8.583 foram produzidos na fábrica de Araquari (Santa Catarina).
Outras duas marcas, Land Rover e Suzuki, têm em seus portfólios carros importados e “nacionais” (veja quadro). As demais do ranking trabalham apenas com modelos trazidos de fora.
Das marcas de “grande volume” a Volvo foi a que mais cresceu, vendeu 6.836 carros, quase o dobro do desempeno de 2017 (+ 95,5%). Marcas de nichos, como Ferrari (+59%), Jaguar (+44,8%), Porsche (+24,7%) e Lexus (+18,8%) também tiveram aumentos expressivos, todas elas acima da média do mercado de carros e comerciais leves, que foi de 13,7%.
Outras marcas, como Míni, Land Rover e JAC também aumentaram as vendas em relação a 2017, mas não acompanharam o crescimento do mercado, portanto perdendo participação.
Já Maserati vendeu menos que no ano passado: apenas 40 carros, contra 54 no ano anterior, queda de 25,9%. Dodge (-28,6%), Subaru (-29%) e Lifan (-29,5%) também apresentaram queda de vendas em 2018.
Veja as marcas importadas que mais cresceram e as que mais perderam em 2008.
Marcas com modelos importados e nacionais
Marca Nacionais Importados
BMW 8.583 2.789
Land Rover 4.2965 2.455
Suzuki 2.207 2.449