Tempo seco, tempo de cuidar da saúde, bebendo muita água, deixando uma vasilha com água ou uma toalha molhada no quarto para umedecer o ambiente. E é tempo também de cuidar do sistema de refrigeração do carro, pois o ar condicionado sujo pode provocar doenças respiratórias.
Os técnicos recomendam fazer a higienização do sistema a cada seis meses, pois o filtro sujo e úmido cria as condições ideais para a proliferação de fungos e bactérias; sem contar que, com calor e tempo seco, a tendência é de aumento do uso do ar condicionado, o que estimula ainda mais a formação de organismos vivos nocivos à saúde do homem.
O procedimento é simples e não demora mais do que 30 minutos. É preciso verificar a situação do filtro e fazer a limpeza no sistema de ventilação.
O técnico Lucas Sobreira, da unidade da Campneus na Vila Leopoldina, adverte que deve ser usado um produto de boa qualidade para a limpeza, que elimine os odores e deixe um cheiro agradável no veículo. Ele lembra que a manutenção do sistema de refrigeração ajuda na economia de combustível, pois, quando sujo, o compressor é mais exigido e gasta mais energia.