Modelo Full HEV (com motor elétrico) é o terceiro eletrificado da marca coreana
A Kia está trazendo ao Brasil a segunda geração do Niro, um híbrido Full HEV, que tem dois motores, um a combustão e outro elétrico. Chega nas versões EX e SX Prestige, ambas com uma série de tecnologias de assistência de direção e equipadas com motor Kappa PE 1.6 de 16 válvulas com injeção direta à gasolina e um motor elétrico com bateria de lítio-ion de 240V. Somados, eles geram uma potência de 141 cavalos a 5.700 rpm e torque de 27 kgf.m a 4.000 rpm. O Niro EX custa R$ 205 mil e o SX Prestige R$ 240 mil.
O sistema HEV garante economia de combustível na partida em baixa velocidade, com o uso do motor elétrico. Em situações de alta aceleração os dois motores funcionam em conjunto; em velocidade cruzeiro o motor a combustão e o motor elétrico podem funcionar de forma combinada ou individual, de acordo com a condição de uso.
O Niro traz uma nova tecnologia de regeneração de energia pelo shift paddle no volante, com quatro níveis de intensidade de regeneração.
Segundo o Inmetro, o Niro faz 17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade, com 800 km de autonomia, 30% mais em relação aos concorrentes. Esses dados conferem ao Niro consumo energético médio de 1,0956 MJ/km e índice de emissão de CO2 de 68 g/km. Tem dois modos de condução, Eco e Sport e o carro combina direção esportiva com estabilidade. Tem 4.420 mm de comprimento, 1.825 mm de largura, 1.545 mm de altura e 2.720 mm de distância entre-eixos.
Vem com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida com indicador de fluxo de energia e sistema de som. Airbags frontais, laterais e de cortina, retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED, sistema Isofix, freios com sistemas ABS e EBD, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa (HAC), entre outros, para atender ainda mais às necessidades de segurança a bordo do veículo.
No painel, uma tela sensível ao toque de 10,25” e sistema de entretenimento compatível com smartphones, carregamento sem fio e USB, câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor.
Entre os sistemas de segurança e de condução, o Niro vem com alertas de fadiga do condutor, de saída de faixa de rodagem, de centralização na faixa de rodagem, de permanência na faixa de rodagem, de farol alto, prevenção de colisão frontal, câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento e sensores de estacionamento traseiros.
A versão SX Prestige tem ainda assistente de saída em segurança, assistente ativo de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado, de prevenção de colisão por ponto cego, assistente de prevenção de colisão frontal incluindo saídas paralelas, piloto automático adaptativo e sensores de estacionamento dianteiros.
A Kia iniciou a jornada eletrificada no Brasil com o Stonic, um híbrido lançado em novembro do ano passado; em julho último lançou a nova geração do utilitário esportivo Sportage, também com a tecnologia híbrida e agora chega o Niro, que tem um motor elétrico independente.
A tecnologia híbrida possui três opções:
O híbrido leve, que tem uma bateria de baixa voltagem que auxilia o motor à combustão e reduz o consumo, aplicada nos dois primeiros eletrificados da Kia no Brasil, o hatch Stonic e o utilitário esportivo Sportage.
O híbrido tem um motor elétrico alimentado pelas frenagens e desacelerações, tecnologia aplicada no atual lançamento, o Niro, chamado de Híbrido Full ou Híbrido pleno.
O híbrido Plug-in, que também tem um motor a combustão e outro elétrico, é alimentado pela corrente elétrica da rede e funciona como um elétrico puro para pequenos trajetos, já que ele tem menor capacidade de carga do que um elétrico puro.
A produção do Niro tem baixo impacto ambiental, com o uso de tintas sem benzeno, tolueno e xileno, com mais da metade da forração do teto e 70% da tela de cobertura do porta malas feitas com plásticos reciclados e o revestimento dos bancos é produzido com eucalipto.