Venda de veículos comerciais teve crescimento expressivo, mas a de carros de passeio teve queda
Prejudicadas pela falta de semicondutores, problema que, assim como a pandemia em 2020, atingiu toda a indústria mundial, as vendas de veículos no Brasil apresentaram um crescimento pífio sobre o já sofrível ano de 2020. Entre todos os segmentos – carros, picapes, caminhões e ônibus, foram licenciadas 2.119.554 unidades, um aumento de apenas 3% sobre o volume do ano anterior, que foi de 2.058.146 veículos.
Mas esse crescimento se deve aos utilitários. Foram apenas picapes, vans, furgões, caminhonetas e caminhões pesados que aumentaram as vendas, enquanto o segmento de carros de passeio minguou.
Os comerciais leves foram as que mais aumentaram as vendas: o segmento vendeu 416.474 unidades, contra 335.226 no ano anterior, um aumento de 24,2% e os caminhões cresceram 42,8%. com vendas de 127.357 unidades.
Os automóveis tiveram queda de 3,6%, com apenas 1.557.957 unidades licenciadas. Em 2020, com todos os problemas enfrentados por causa da pandemia, com fábricas paradas e concessionárias fechadas, foram vendidos 1.615.528 carros de passeio.
No total de carros e comerciais leves houve crescimento residual, apenas 1,2%, sem que o setor voltasse ao patamar de dois milhões de unidades: foram 1.974.431.