Lançado no Brasil em 1984, o Uno assistiu a chegada de centenas de novos modelos no mercado, presenciou mudanças radicais na tecnologia sobre rodas, deixou pra trás o tempo em que até o espelho retrovisor do lado direito era considerado “opcional”, e pago à parte na concessionária. Enfim, o velho modelo da Fiat é testemunha ocular da evolução da mobilidade que o mundo assistiu nesses 35 anos.
Contemporâneo de Michel Foucault e Tancredo Neves, o Uno viu a estréia da internet no Brasil, o movimento Diretas Já, o início da carreira de Airton Senna na Fórmula 1 e a seleção brasileira conquistar por duas vezes a Copa o Mundo.
O que esperar de um produto como esse em pleno 2019, com o mercado forrado de modelos dotados da mais alta tecnologia, com equipamentos de última geração, sistemas de segurança de ponta na era do carro elétrico e autônomo?
Por mais improvável que possa parecer, o velho Uno ainda tem fôlego para encarar concorrentes mais novos e poderosos. Com 15.662 unidades de janeiro a setembro, o carro de entrada da Fiat foi o que mais cresceu este ano, um aumento de 59% sobre o volume vendido no mesmo período do ano passado, superando concorrentes como o Jeep Renegade (segundo que mais cresceu, com 50.119 unidades e 50,4%) e o Ka sedã (terceiro, com 38.766 e 42,5%).
Com o posicionamento no Mobi como carro de entrada, para a venda no varejo, o Uno acabou tendo uma vocação como carro de trabalho, para atender corporações e frotistas. E o resultado foi bastante positivo num ano em que metade das vendas de carros e comerciais leves foram diretas (quase um milhão de unidades até aqui).
O Renault Kwid (39%), a Spin (34,7%) e o Prisma (31,7%) também tiveram aumentos de venda expressivos no período, mas vale destacar a presença do Fiorino, que é derivado do velho Uno, na quinta posição do ranking dos que mais aumentaram as vendas em 2019. O utilitário da Fiat vendeu 12.425 unidades e cresceu 35,1%.
São números realmente expressivos, considerando que o crescimento do mercado de carros e comerciais leves nos nove primeiros meses do ano foi de apenas 8,7% (1.935.335 unidades).
Onix (23,8%), Captur (22,8%) e Creta (20,8%) completam a lista dos dez carros que mais evoluíram no volume de vendas de janeiro a setembro deste ano.
No total, 23 carros cresceram acima da média do mercado. Outros nove tiveram aumento de vendas, mas com índices abaixo da média (veja a lista) e outros 17 venderam menos do que no ano passado.
Quem mais cresceu