A Volvo incorporou três unidades do Volvo FH B100 Flex à operação de transporte de peças que abastece sua fábrica em Curitiba (PR). Os veículos, adquiridos pela Transdotti Transportes, vão operar com biodiesel 100% renovável, com potencial de evitar até 370 toneladas de emissões de CO₂ por ano. A iniciativa amplia a estratégia de descarbonização da logística industrial da montadora, que desde 2024 já utiliza caminhões elétricos Volvo FM Electric em rotas de média distância.
Classificados como NEVs (New Energy Vehicles), os modelos FH B100 Flex contam com motorização capaz de operar tanto com biodiesel puro quanto com diesel convencional. Quando abastecidos exclusivamente com biocombustível, a redução de emissões do poço à roda pode chegar a 90%, dependendo da origem do produto. Os novos caminhões serão empregados em rotas longas, especialmente no transporte de componentes de fornecedores em São Paulo até o complexo industrial no Paraná, percorrendo cerca de 10 mil quilômetros por mês cada um.
Para viabilizar a operação com B100, a Transdotti instalou um tanque exclusivo de abastecimento em sua unidade de Colombo (PR). A flexibilidade para utilização de diesel convencional, se necessário, também foi considerada estratégica. A adoção dos modelos a biodiesel se soma a outras iniciativas ambientais da fábrica de Curitiba, como o uso de energia 100% renovável, a destinação circular de resíduos e o emprego de Diesel Verde R5 no primeiro abastecimento dos veículos produzidos na unidade.








