NE e SE são mais prejudicadas; Gol é o mais vendido na crise

Embora as vendas de usados mais do que dobraram em maio, em relação a abril, o volume ainda é ínfimo em comparação com as vendas normais, antes da pandemia. Os 444 mil veículos transferidos no mês passado representam cerca de 30% do volume mensal registrado no ano passado. Em maio de 2019, por exemplo, foram vendidos 1,279 milhão de veículos automotores, considerando carros, comerciais leves, motos, caminhões e ônibus.

Mas os carros mais vendidos permanecem praticamente os mesmos, com o Gol destacando-se na dianteira, bem à frente dos concorrentes. O velho campeão da Volkswagen vendeu 29,7 mil unidades em maio, contra 16,5 mil do Uno e 14,6 do Palio, que são os três mais vendidos no mercado de usados. Em seguida aparece a primeira picape, a Strada, com 11,2 mil unidades.

Fiesta e Celta completam a lista dos carros no Cinco Mais, enquanto na categoria dos comerciais leves, integram a lista dos Cinco Mais Saveiro, Hilux, S-10 e Montana.

 

Veja abaixo a lista dos 10 carros usados mais vendidos em maio

Veja abaixo a lista dos 10 comerciais leves mais vendidos em maio

 

Todos os segmentos foram afetados de maneira mais ou menos uniforme, com pequenas diferenças entre eles. O que menos sofreu foram os velhinhos, carros com mais de 13 anos, com 120 mil unidades vendidas e queda de 58%. Os seminovos (72 mil unidades transferidas) e os carros com idade de quatro a oito anos (155 mil) tiveram queda de 70% nas vendas, tudo em relação a maio do ano passado.

As diferenças maiores foram registradas em relação ao local de venda. Na divisão por região do País, observa-se que no Centro Oeste e no Sul a queda de vendas foi bem menor (23% e 37%, respectivamente, enquanto nas regiões Nordeste e Sudeste o declínio foi mais violento: 85 e 82%.

A variação por região deve estar relacionada ao funcionamento dos Detrans. Em alguns estados o órgão está fechado, portanto com prejuízo dos registros de transferências. Somente após a volta do funcionamento dos Detrans em todos os Estados é que será possível fazer um balanço real do setor.

 

Motos

Entre as motos, domínio total da CG: somada as duas versões –  125cc e 150cc – ela tem quase 40% das vendas (veja).