– Mês teve queda de 20,9% em relação a maio de 2015 e um falso crescimento (2,9%) sobre abril
Maio foi mais um mês sofrível na venda de carros, com apenas 162.184 unidades, o que significa uma queda de 20,9% em relação a maio do ano passado (204.979 unidades).
O aumento de 2,9% em relação a abril (157.158) não deve ser considerado, uma vez que maio teve um dia útil a mais. Assim, as vendas diárias, índice que indica com mais precisão o movimento do mercado, também caíram no mês passado: foram apenas 7.723 unidades, contra 7.877 por dia em abril.
Agora, o balanço do ano registra uma queda de 26,3%: é essa a queda de vendas de janeiro a maio em relação ao mesmo período do ano passado.
A GM se firma como líder, ficando em primeiro lugar mais uma vez em maio, com 27.754 unidades e uma participação de 17,1%. A Fiat, em segundo, vendeu 23.750 carros e ficou com 14,6% e a Volkswagen 21.297, com 13,1%.
Foram vendidos este ano 784.802 carros e comerciais leves, contra 1.065.287 nos primeiros cinco meses do ano passado.
Na lista das dez marcas mais vendidas não há novidades: a Hyundai mantém a posição conquistada este ano entre as quatro maiores do Mercado: vendeu 16.709 em maio e ficou com 10,3%, deixando pra trás a Toyota (14.561 e 9%) e a Ford (13.903 unidades e 8,6%).
Renault, Honda, Jeep e Nissan, nesta ordem, completam a lista das dez mais vendidas.
Peugeot e Citroën saíram definitivamente da lista das dez mais: ficaram em 11º 12º lugar respectivamente. A seguir aparecem as alemãs de luxo: Mercedes-Benz, BMW e Audi.
RESUMO
Abril/16 | Maio/16 | Var.% | |
Total | 157.578 | 162.184 | 2,9 |
Maio/15 | Maio/16 | Var.% | |
Total | 204.979 | 162.184 | -20,9 |
2015 | 2016 | Var.% | |
Total | 1.065.287 | 784.802 | -26,3 |
Ranking por marca
Maio de 2016
Pos. | Marca | Unidades | % |
1º | GM | 27.754 | 17,1 |
2º | Fiat | 23.750 | 14,6 |
3º | Volkswagen | 21.297 | 13,1 |
4º | Hyundai | 16.709 | 10,3 |
5º | Toyota | 14.561 | 9,0 |
6º | Ford | 13.903 | 8,6 |
7º | Renault | 11.997 | 7,4 |
8º | Honda | 10.822 | 6,7 |
9º | Jeep | 4.508 | 2,8 |
10º | Nissan | 3.690 | 2,3 |
11º | Peugeot | 2.396 | 1,5 |
12º | Citroën | 2.289 | 1,4 |
13º | Mitsubishi | 1.933 | 1,2 |
14º | Mercedes-Benz | 1.105 | 0,7 |
15º | BMW | 1.082 | 0,7 |
16º | Audi | 830 | 0,5 |
17º | Kia | 767 | 0,5 |
18º | Land Rover | 553 | 0,3 |
19º | Suzuki | 291 | 0,2 |
20º | Volvo | 277 | 0,2 |
21º | Chery | 240 | 0,2 |
22º | Lifan | 233 | 0,1 |
23º | Jac | 208 | 0,1 |
24º | Iveco | 153 | 0,1 |
25º | Dodge | 128 | 0,1 |
26º | Mni | 127 | 0,1 |
27º | Subaru | 118 | 0,1 |
28º | Troler | 113 | 0,1 |
29º | Porsche | 72 | 0,0 |
30º | Jaguar | 60 | 0,0 |
31º | Foton | 43 | 0,0 |
32º | Lexus | 37 | 0,0 |
33º | Ram | 34 | 0,0 |
34º | Geely | 19 | 0,0 |
35º | RDK | 17 | 0,0 |
36º | Shineray | 14 | 0,0 |
37º | Chrysler | 9 | 0,0 |
38º | Rely | 6 | 0,0 |
39º | Effa | 5 | 0,0 |
40º | Jinbei | 4 | 0,0 |