Conheça o BMW i3 120Ah BEV

Andando pelas ruas de São Paulo com o BMW i3 120Ah BEV pude confirmar a curiosidade das pessoas. É verdade que o carro, por si só, já é uma atração: um compacto com um desenho arrojado, ao mesmo tempo impetuoso e delicado, de porte elegante, com desenho externo e interno diferenciados, apesar que essa geração do i3 está em fim de linha.

Mas o que mais desperta a atenção das pessoas nesses tempos de mudança de fonte de energia para a mobilidade é a curiosidade sobre a tecnologia elétrica.As pessoas param, contemplam, apreciam, investigam. E procuram detalhes.

O rodar silencioso é sedutor. Lembro da primeira vez que dirigi um carro elétrico, e foi exatamente um BMW i3, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+ 20, em 2012. Andamos num circuito fechado: baixei os vidros do carro só para escutar o silêncio. Os únicos leves ruídos vinham do tocar dos pneus no asfalto e do vento em meu rosto.

A BMW trouxe cinco i3 da Alemanha para avaliação dos participantes do evento, momento em que o carro elétrico no Brasil era apenas uma promessa para o futuro (de certa forma ainda é).

O i3 que estamos avaliando hoje carrega, portanto,pelo menos dez anos de evolução, essa versão BEV que não tem o extensor de autonomia à combustão e uma autonomia informada pela fábrica de até 440 quilômetros.

As questões começam aí, na autonomia: mesmo depois de conectado na tomada comum de 200 volts, o i3 registra no painel menos de 200 km de autonomia, o que me impediu de fazer uma pequena viagem, com caráter de urgência, numa cidade no interior paulista, pois não podia arriscar.

O BMW i3 é um elétrico típico para uso urbano, embora tenha autonomia definida de “até”440 quilômetros.A versão 120Ah BEV roda 335 quilômetros com uma carga na bateria e mais 150 km com o motor a gasolina.

O motor elétrico conta com uma unidade de 125 kW (170 cv), com e torque instantâneo, ou seja: pisou no acelerador, o carro arranca, obtendo toda a força do motor de forma imediata.O câmbio é automático continuamente variável (o CVT, que tem marchas infinitas).Acelera de zero a 100 km/h em 7,3 segundos e atingem 150 km/h.

O acabamento no interior do carro conta com materiais naturais e sustentáveis, os bancos têm tratamento natural, acabamento de eucalipto no painel.Uma parte dos materiais plásticos (25%) é reciclada.

 

EQUIPAMENTOS

Faróis full-LED

Rodas de liga leve de 19 polegadas

Freios a disco ventilado com ABS.

Painel digital conectado

ar-condicionado automático digital

Revestimento de tecido

Acionamento de serviços de auxílio ao usuário em caso de colisão

Monitoramento sobre manutenção

Indicação de pontos de recarga

 

PREÇOS

i3 BEV – R$ 206 mil

i3 BEV Connected R$ 230 mil

e i3 REX Full, por R$ 258 mil

Veja o vídeo