– Em seis anos, empresa cresceu 76% e aumentou participação de 3,1% para 7,8%
– Para 2019, ano do Corolla híbrido flex, previsão de crescimento é de 9,5%
Otimismo é o que não falta à Toyota, que fechou 2018 com o melhor desempenho de sua história no Brasil, registrando 200 mil carros vendidos (exatamente 200.138 unidades, veja ranking) e faz uma estimativa muito positiva para este ano.
Steve St. Angelo, CEO da Toyota América Latina e Caribe, disse em coletiva de imprensa nesta terça-feira (12/2/19) em São Paulo, que a empresa projeta dar continuidade em 2019 ao “ciclo virtuoso de crescimento, que tem proporcionado à marca elevar o patamar de vendas a quatro anos consecutivos”.
A Toyota teve um crescimento de vendas de 76% nos últimos seis anos (de 2012 a 2018), período em que o mercado total apresentou queda de 16,5%. Essa inversão de comportamento fez a Toyota aumentar substancialmente a participação no mercado, de 3,1% em 2012 para 7,8% hoje.
A empresa reafirmou o compromisso de investimentos em novos produtos, na busca pela eficiência e com isso projeta novo aumento de vendas, de 9,5% sobre o ano passado, com vendas de 219 mil unidades. Confirmou também a produção no Brasil do primeiro híbrido flex do mundo ainda neste ano, que deverá ser uma versão do Corolla, e não do Prius, o híbrido já vendido aqui. A fábrica de Indaiatuba, onde é feito o Corolla, recebeu investimentos de R$ 1 bilhão no ano passado para a atualização da linha de montagem.
Em relação à produção, a Toyota estima crescimento de 7,6%, com 225 mil veículos este ano (em 2018 foram 209 mil), sendo que uma boa parte (28,2% ou 65 mil carros) é exportada para países da América Latina. O Etios e o Corolla são exportados para seis países; o Yaris para a Argentina e Colômbia.
A composição do mercado brasileiro inclui importação da Hilux e do SW4 da Argentina, num total de 35 mil unidades. RAV 4 (200 unidades), Camry (200), Prius (2.400) e a linha Lexus (2.200) complementam o portfólio da empresa no Brasil.
A Toyota cresce também no âmbito da América Latina, onde vendeu, no ano passado, mais de 400 mil veículos, crescimento de 5% sobre 2017. A região representou 14% do crescimento da empresa no mundo no ano passado. De 2012 a 2018 a marca cresceu 87% na produção e 37% em vendas, com aumento de 5,2% para 9,5% no continente.