Atualização online da tecnologia embarcada vai ampliar o valor do veículo usado, avalia Rogélio Golfarb, vice-presidente da Ford

Rogélio Golfarb

Com o lançamento da Transit 2023, a primeira van da categoria com câmbio automático, a Ford trouxe ao mercado brasileiro um sistema atendimento ao cliente de comerciais chamado Ford Pro, que oferece tudo o que a Ford considera importante para que o comprador tenha rendimento financeiro ao proprietário e valorização do produto, de forma que ele consiga um bom valor de mercado na hora da revenda. Nesta entrevista, o vice-presidente da Ford para a América do Sul, Rogélio Golfarb, avalia que a tecnologia embarcada é essencial para a valorização do veículo no mercado de usados, pois ela pode ser atualizada a cada inovação, e assim manter o carro usado como se fosse novo: ele envelhece a carcaça, mas se mantém atual

Autoinforme: O que a Ford faz para que esse carro possa ter um bom valor de revenda que é um atributo fundamental para quem veste um carro comercialmente.

Rogélio: A Transit é a van com mais tecnologia embarcada em seu segmento. Tem conectividade de fábrica, que é oferecida aos nossos clientes sem custo e com isso é possível mapear muita coisa que está acontecendo no veículo e assim otimizar o seu uso. O valor de revenda está tento uma evolução: quanto mais tecnologia o carro tiver, quanto mais produtividade o consumidor conseguir obter através dessa tecnologia, quanto maior a segurança com a tecnologia embarcada, maior vai ser o valor de revenda. A tecnologia, no caso da Transit, pode ser atualizada, ela não envelhece tão rápido quanto envelhece o carro. Com a atualização da tecnologia, ela vai continuar sendo produtiva e dando resultado. Essa é a mudança da cultura. O dono do veículo vai ver, no fim do dia, que teve maior retorno no seu negócio, que tem um veículo mais produtivo, com menor custo operacional.

Autoinforme: Como é feita essa evolução da tecnologia?

Rogélio: A tendência é que as ferramentas de conectividade vão evoluir e o dono do veículo vai receber as atualizações de forma online, quer dizer a pessoa tem um carro com dois ou três anos de uso, mas do ponto de vista da tecnologia ela terá um carro sempre novo, como se fosse um carro do ano. Ele pode receber novos produtos e serviços através da conectividade que ele vai conseguir continuar recebendo.

Então o benefício dessa tecnologia não desaparece e o produto que não tiver essa tecnologia vai desvalorizar mais. A Ford tem essa experiência, a Transit é líder no mercado europeu, é líder no mercado americano, que são mercados muito competitivos e com tecnologias de gerenciamento de frota de altíssimo nível e de grande tecnologia. Então a gente já tem experiência; estamos vendo isso acontecer na realidade.

Autoinforme: O Selo Maior Valor de Revenda, que certifica os veículos mais valorizados no ano, está completando Dez anos em 2023, a Ford sempre tem estado entre as marcas que obtêm bom desempenho no mercado brasileiro….

Rogélio: Vocês na verdade são pioneiros em valorizar, em dar essa estatura para questão da revenda do veículo, preço de revenda. E isso na equação de negócio é fundamental, é cada vez mais importante. Acho que vocês foram até visionários em fazer isso lá atrás e fizeram do Selo Maior Valor de Revenda uma certificação de qualidade de retorno financeiro na revenda e isso é muito importante. Vocês estão de parabéns.