Categoria registrou 32,7% de participação de janeiro a abril; os hatchs têm 31,1%

Não é novidade que a preferência do consumidor pelos utilitários esportivos aumenta a cada dia e que as montadoras e importadoras estão voltadas quase que integralmente para esse segmento, renovando os seus SUVs que já estão fazendo sucesso e lançando novos modelos na categoria.

Mas o crescimento do segmento é mesmo espantoso. No primeiro trimestre do ano passado ele representava 23% da vendas totais no mercado interno e neste ano, no mesmo período, os SUVs já são 30%.

E no quadrimestre (janeiro a abril de 2021) a participação aumentou ainda mais, foi para 32,7%.

Enquanto isso, o maior segmento até então, o dos hatchs, caiu de 42% para 31,1%, ou seja, os SUVs tornaram-se o maior segmento do mercado brasileiro.

Observe na tabela que os SUVs cresceram 9,7 pontos percentuais em treze meses (do primeiro quadrimestre de 2020 para abril de 2021), enquanto o segmento dos hatchs caiu dez pontos e o dos sedãs caiu quase pela metade (de 17,3% para 12,5%). Por outro lado, as picapes aumentaram a participação de 8,3% para 10,8%.

Participação por categoria

 

 

 

 

 

 

 

SUVs mais vendidos em 2020