Utilitários esportivos conquistaram mais 2,9 pontos de participação este ano
Em apenas seis meses (no primeiro semestre de 2020) o segmento dos utilitários esportivos (SUVs) conquistou mais 2,9 pontos percentuais de participação no mercado total de carros e comerciais leves. O crescimento desse segmento é notório já há alguns anos e como os lançamentos não se esgotaram, a tendência é que os SUVs conquistem em breve a liderança do mercado no Brasil.
Os SUVs têm 24,6% do mercado, com 187,9 mil unidades comercializadas até junho e por enquanto são superados apenas pelos hatchs pequenos, que historicamente formam o segmento que mais vende. Os hatch pequenos venderam 200.435 unidades no primeiro semestre e ficaram com 26,3% de participação, apenas 1,7 ponto percentual a mais do que os SUVs. Mas o hatch retrai (o segmento perdeu 1,5 pp este ano), ) no semestre, o SUV cresce.
Só neste ano foram lançados vários modelos no segmento, o Nívus, da Volkswagen, o Tracker, da GM, além do Territory, que a Ford apresenta ao público no próximo dia 7 de agosto. A Caoa Chery vai lançar o Tiggo 8 em agosto e o Land Rover Defender chega ao Brasil ainda este ano, enquanto a Fiat anuncia o lançamento de dois modelos nesse segmento no início de 2021.
Os dois juntos – hatch pequeno e SUV – representam mais da metade das vendas totais, exatamente 50,9%. Os outros 16 segmentos, portanto, têm juntos 49,1%.
Os maiores deles são o de carro de entrada, com 10,5% das vendas, e o de picape grande, com 9%. Em seguida aparecem, o segmento de sedã pequeno (7,4%) e sedã compacto (7,1%).
Comparativo por segmento – 2019 x 2020