A Stellantis inaugurou, na fábrica de Betim (MG), uma área para a realização de testes de colisão em carros híbridos e elétricos, já que esse tipo de veículo tem uma estrutura diferente da dos carros a combustão.
O Safety Center permite que soluções de segurança sejam desenvolvidas localmente, independentemente do tipo de motor.
“O Safety Center marca mais um passo na consolidação da América do Sul como região estratégica para a produção de veículos híbridos e elétricos e com isso fortalecemos nossa liderança e o protagonismo no mercado sul-americano, disse Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.
Como funciona
Os testes de colisão são semelhantes aos realizados com veículos a combustão e seguem procedimentos específicos para avaliar a bateria e os sistemas elétricos.
Antes do teste de impacto, é feita uma verificação completa das baterias, com análise visual, testes elétricos e checagem de isolamento. Nessa etapa é possível avaliar sinais de curto-circuito, fuga térmica e risco de incêndio.
Após a colisão, a equipe responsável realiza avaliações visuais e medições para avaliar a integridade do compartimento da bateria, além de monitorar temperatura e gases liberados.
Os carros são monitorados por 24 horas, e os dados são enviados às equipes responsáveis.
Em caso risco de incêndio ou falha no isolamento térmico, o veículo passa por um resfriamento com água, por meio de um tanque de imersão, desenvolvido especialmente para carros com baterias de alta voltagem.











