Montadoras de caminhões consideram a eletricidade como opção mesmo para longas distâncias
A dificuldade de carregamento das baterias, por causa da infraestrutura de eletropostos, que não atenderia as necessidades dos percursos de longas distâncias, ainda é um problema sério quando se fala em trajetos de longa distâncias. Mas aos poucos as montadoras de caminhões estão considerando o a implantação da nova tecnologia.
A Fenatran, realizada em outubro de 2024 em São Paulo, mostrou o interesse de empresas do setor na eletrificação do seu catálogo de ofertas no Brasil.
A Volkswagen já tem uma linha elétrica desde 2021 fabricada no Brasil e a Iveco faz sucesso do e-Daily. Já a Mercedes-Benz trouxe dois caminhões para avaliar no Brasil, o e-Actros e o Canter, um urbano de oito toneladas. A Scania mostrou o 30G, outro pesado, este sim já disponível para venda, um elétrico puro destinado a aplicações regionais, para médias distâncias.
A chinesa XCMG comercializa caminhões elétricos de 10 a 80 toneladas: o E3-10T (R$ 450 mil), o E7-18T (R$ 1,2 milhão), e o E7-80T (R$ 1,5 milhão) e a DAF tem o CF, um caminhão pesado elétrico puro com capacidade para 50 toneladas. com 480cv de potência e 500 km de autonomia, além de colocar em teste uma plataforma com motor de 350kW e autonomia de 500 km.