Particular pode ofertar o carro no aplicativo com 15% abaixo da tabela Fipe
O mercado de usados é um mundo à parte no setor de veículos. Com suas características e formas peculiares de negócio, ele atinge um número exorbitante de consumidores, mais de um milhão por mês. Só no ano passado, foram transferidos nada menos do que 14 milhões veículos automotores, em todas as suas categorias, conforme dados da Fenauto, a associação dos revendedores independentes.
Isso sem contar milhares de carros que ainda rodam por aí de forma irregular, sem licenciamento, sem recolhimento do IPVA, sem documentação, mas que ainda têm fôlego num mercado furtivo.
De tão gigantesco, ele se fragmenta em nichos, cada qual com sua característica e que, na maioria das vezes, não se conversam, se estranham.
O mercado de seminovos é bem diferente do mercado de usados (quatro a oito anos), cujo operador, normalmente desconhece a forma de comercialização de um “velhinho” (o carro com mais de 10 anos). Assim, quando uma concessionária recebe o carro usado do cliente como parte de pagamento do zero, não sabe o que fazer com ele. Ou melhor, sabe sim: ela “repassa” o carro para um comerciante especializado no segmento, um procedimento comum, consolidado no mercado.
Para o comerciante, é melhor repassar logo um carro que está fora dos padrões da sua loja, mesmo sem margem de lucro, do que manter a mercadoria no estoque e o capital empatado.
César Lima, com experiência no mercado de I food, onde foi sócio, resolveu colocar a experiência de intermediação obtida no setor de alimentação no mundo do automóvel, em parceria com Laércio Pereira Junior.
“O I food não faz pizza, não faz sushi, apenas faz a ponte entre quem quer comer e quem tem a comida”, disse César, para explicar de onde nasceu a idéia de criar o aplicativo Repasse, que nasceu em 2016 justamente com o objetivo de oferecer os carros de repasse, isto é: os carros que lojistas e concessionárias não querem, para outros comerciantes que se interessam por esses estoques. O objetivo é facilitar a vida e oferecer oportunidades aos dois lados: o comerciante que não quer o carro, se livra dele e não empata o capital. O comerciante que tem interesse no produto tem a facilidade de encontrar o que precisa num só local, a um preço convidativo.
O Repasse é uma plataforma B to B, isto é, de comerciante para comerciante. Mas o consumidor final também tem espaço no aplicativo: ele pode colocar o seu carro para vender, desde que, conforme regra do site, seja oferecido com 15% a menos do que a tabela Fipe. Esse percentual de desconto é obrigatório para qualquer anúncio, seja de particular, seja de comerciante. Assim, conforme dito, o vendedor “se livra” do problema e o comprador tem um produto com preço abaixo da tabela. O que lhe garante uma margem para negociação.
No caso do particular, desconto de 15% é o mínimo que um comprador lhe ofereceria. Em alguns casos, lojista e concessionário têm o desplante de oferecer até 50% abaixo da cotação Fipe.
O aplicativo tem 27 mil carros cadastrados na plataforma e recebe cerca de 100 novas ofertas por dia. E disponível para download na App Store para o celular Apple e na Play Store, para o Android. O site é www.repasses.com.br