Modelo 2022 vem com sistema que neutraliza 95% dos contaminantes

Parece que o pessoal da Volvo não tem mais o que inventar para equipar o XC 90, o seu SUV topo de linha.

O modelo 2022, o híbrido de 407 hp que pode ser carregado na tomada, tem avançados sistemas de tecnologia, principalmente em relação a segurança e à conectividade, como o City Safety (veja mais adiante), Pilot Assist, ACC, faróis full led, Park Assist, câmera 360° e central multimídia de 9″, o que torna o carro um semi autônomo. Mas agora a marca lançou um equipamento que purifica o ar que entra no habitáculo. O Advanced Air Cleaner PM 2,5 filtra as partículas contaminantes que chegam à cabine e que podem impactar seriamente o sistema respiratório humano.

A filtragem é realizada por ionizadores de ar e forças eletrostáticas, que retêm as partículas, eliminando cerca de 95% das partículas com dimensões menores que 2,5 micrômetros. O sistema também monitora a quantidade das partículas na cabine e informa sobre as condições do ar.

“Essa tecnologia contribui para que todos os ocupantes respirem um ar ainda mais limpo”, disse André Bassetto, diretor da empresa.

O motor é um T8 de 4 cilindros em linha com o propulsor elétrico, de 407 hp de potência e 640 N.m de torque e transmissão automática de oito velocidades. Tem desempenho de esportivo: faz de 0 a 100km/h em 5,6 segundos e a máxima é limitada a 180km/h.

O XC90 recebeu detalhes externos cromados e nova manopla de câmbio. O interior é luxuoso e sofisticado, com acabamento de madeira ou alumínio, amplo espaço para os passageiros e porta-malas com 1.856 litros.

Tem climatização do porta-luvas, assento para criança integrado no banco traseiro, ar-condicionado digital com quatro zonas e aquecimento nos assentos dianteiros, ideal para manter todos os ocupantes confortáveis durante longas viagens.

O motorista escolhe entre os modos de condução diretamente na tela central de LCD 9″ touch screen e antirreflexivo. Dentre as opções estão a Pure – que roda no modo totalmente elétrico, a Hybrid – unindo o motor elétrico com o motor a combustão, a Power – onde o veículo tem respostas mais rápidas e a AWD – que melhora a tração nas quatro rodas e a off-road.

A tela central permite acessar o sistema de entretenimento e diversas outras configurações do veículo. O equipamento está integrado ao painel de instrumentos digital, que tem 12,3″ e traz todas as informações para o motorista, podendo ser personalizado com diferentes temas. É compatível com Apple Carplay e Android Auto e o sistema de áudio tem 19 alto-falantes com subwoofer, com 1400 watts de potência.

O sistema City Safety reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão. O ACC, cruzeiro adaptativo, tem sensores e câmeras que monitoram as faixas da rua, acelera, freia, contorna curvas e mantém distância do carro da frente.

Outra tecnologia é o alerta de tráfego lateral: o carro freia automaticamente para evitar colisões em saídas de vagas de estacionamento. Tem ainda o sistema de alerta de mudança de faixa e alerta de ponto cego.

A Volvo traçou como meta não comercializar carros a combustão a partir de 2030. No Brasil já tem apenas modelos híbridos.

O XC90 2022 custa em torno de meio milhão de reais. Veja o preço de cada versão:

– XC90 Recharge Inscription Expression – R$ 469.950,00

– XC90 Recharge Inscription – R$ 524.950,00

– XC90 Recharge R-Design – R$ 539.950,00