Modelo tem suspensão, freios, câmbio, motor, pneus e direção desenvolvidos para garantir toda a esportividade da marca
Depois de sete anos, a Abarth, marca da divisão esportiva da Fiat, volta ao Brasil e estreia com o primeiro SUV da marca no mundo. Revelado no começo do ano no BBB 22, o suvinho envenenado enfim foi apresentado nesta quinta-feira 17/11.O Pulse Abarth foi desenvolvido e é produzido em Betim (MG). A marca já teve dois veículos comercializados no Brasil. Em 2002, com a versão mais potente do Stilo e, em 2014, o icônico 500 Abarth.
O Pulse Abarth, com design esportivo, performance envenenada e direção provocante, e é equipado com o motor Turbo 270, sendo o mais rápido do Brasil na sua categoria. O modelo sai de fábrica com escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1″ com serviços conectados, paddle shifters, frenagem automática de emergência, freio de mão eletrônico com Auto Hold, wireless charger, comutação automática de faróis e alerta de mudança de faixa. Completo e sem opcionais o suvinho custa R$ 149.900,00, exceto para estado São Saulo que sai um pouco mais caro: R$ 154.731,00 por conta do ICMS maior.
No visual, o Pulse Abarth ganhou uma dose extra de esportividade. Robusto, o modelo chega com detalhes em vermelho, cor característica da marca. A começar por uma faixa lateral, com uma assinatura que inspira velocidade e dinamismo. O retrovisor e a linha no para-choque dianteiro também seguem a estética e cor. A assinatura Abarth está presente tanto na lateral e na dianteira. Traz ainda rodas de 17” exclusivas.
Na dianteira as linhas evidenciam a musculatura do modelo, como o aplique superior com design de fibra de carbono e a grade flutuante com abertura de ar dedicada. Traz elementos para melhorar a aerodinâmica, como a cortina de ar e para-choque frontal mais baixo e largo. Já na parte de trás, antena shark, a assinatura Abarth e um para-choque traseiro que reforça o DNA Abarth Racing com escapamento com ponteira dupla cromada de 3 polegadas e ronco característico da marca.
O DNA envenenado também está presente no interior escurecido. O imponente símbolo do escorpião está presente em 13 pontos, como no encosto dos assentos, centro do volante, badge do painel, em uma etiqueta no câmbio e até na tampa do motor. Os bancos de couro preto, o apoio de braço e o volante trazem costuras no tom vermelho, assim como a coifa do câmbio.
O Pulse Abarth possui câmbio automático de seis marchas e é equipado com o motor 1.3 turbo com potência de 185 cv e torque de 270 Nm, o mesmo que equipa outros modelos maiores do grupo Stellantis, só que com nova calibração para a máxima performance. E não é pra menos. Em nossa teste o carro mostrou excelente arrancada; chega a 100 km/h em 7,6 segundos e sua velocidade máxima é de 215 km/h com etanol.
A relação de peso-potência é 6,9 kg/cv, o que garante a boa performance na pista. Afinal, é um carro desenvolvido para entregar a máxima esportividade.
Desenvolvido na plataforma MLA, traz modificações específicas, como nova calibração do câmbio, que deixa as trocas mais rápidas e esportivas. As suspensões trazem mais estabilidade e dirigibilidade com molas e amortecedores até 13% mais firmes. A suspensão dianteira ganhou nova geometria e barra estabilizadora de maior diâmetro disponível para maior estabilidade, o que perceptível nas entradas das curvas.

Já a traseira tem eixo com maior rigidez à torção (+15%). A rolagem da carroceria ainda ficou 10% menor, o que ajudou a manter a altura elevada.
Equipado com rodas mais largas (17”) para mais estabilidade e pneus mais aderentes, o modelo também possui uma nova direção, que é mais direta e precisa. O sistema de freio também foi redimensionado para não perder seu legítimo DNA. Até mesmo a sonoridade do motor está mais esportiva, devido ao novo sistema de exaustão.
O SUV possui três modos de direção disponíveis: Normal, Manual e o Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada, capaz de atingir uma mesma velocidade em 60% do tempo quando comparado com o modo Normal. Nada mau usar e abusar desse modo de direção na pista: o Poison é acionado por um botão no volante. Ele surpreende com a carga da direção, que permite uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores. Também há uma vetorização dinâmica de torque, sistema que distribui o torque nas rodas durante curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras. Ainda conta com uma calibração esportiva do câmbio, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.
O Pulse Abarth vem equipado com ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) com as seguintes funcionalidades: comutação automática de faróis, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência. Também possui freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold, em que mantém o freio acionado após retirar o pé do pedal, trazendo mais conforto ao dirigir. Tem airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros de série.
Muito conectado, traz diversos itens de série, que em outros modelos da categoria são oferecidos como opcionais. A central multimídia de 10,1 polegadas vem com o sistema Connect Me, plataforma de serviços que conta com mais de 30 funcionalidades.: o usuário pode ter acesso a informações do seu veículo, como diagnósticos e a localização pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant.
O Pulse Abarth também traz “câmbio borboleta”, wireless charger (carregador por indução) para smartphones, cluster full digital 7″ específico Abarth com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal, ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full led, faróis com acendimento automático, sensor de chuva com acionamento automático dos limpadores de parabrisa e chave de presença.
Um luxo aliado a uma excelente performance. Diversão garantida na pista.
No primeiro momento será oferecido somente para o mercado da América do Sul, futuramente será vendido na Europa.
Com investimento em infraestrutura para o lançamento da marca, a rede de concessionárias Abarth está dimensionada para ter 60 pontos d e vendas (48 já estão operando). Presentes em todas as regiões do Brasil, em praticamente todos os estados, elas carregam não só o logotipo do escorpião, mas também toda a identidade visual da marca e uma equipe capacitada para receber os apaixonados por esportividade.
Luiz Cipolli Junior
PULSE ABARTH FLEX Turbo 270 AT6 FWD MY23
Motor
Posição: Transversal dianteiro
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x curso: 70 x 86,5 mm
Cilindrada total: 1.332 cm³
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima (ABNT): 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque máximo (ABNT): 270 Nm (27,5 kgfm) a 1.750 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 4
Eixo de comando de válvulas: 01 no cabeçote
Alimentação
Ignição: Vitesco, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Injeção eletrônica: Vitesco, multiponto, direta
Combustível: Gasolina/Etanol
Transmissão
Câmbio automático: seis marchas à frente e uma à ré
Diferencial – 3,683
Tração: Dianteira
Sistema de freios
Comando: Comando hidráulico c/ comando a pedal e ESC de série
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 305 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (diâmetro de 203 mm), com regulagem automática e refrigeração
Suspensão dianteira
Tipo: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos telescópico
Elemento elástico: Mola helicoidal
Suspensão traseira
Tipo: Eixo de torção com rodas semi independentes
Amortecedores: Hidráulicos telescópico
Elemento elástico: Mola helicoidal
Direção
Tipo: Direção elétrica de série com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de giro: 10,9 m
Rodas
Medida: 7,0” x 17”
Pneus: 215/50 R17
P
eso do veículo
Em ordem de marcha: 1.281kg
Capacidade de carga: 400 kg
Carga máxima rebocável: Não aplicável
Dimensões externas e capacidades
Comprimento do veículo: 4.115 mm
Largura do veículo: 1.777 mm (s/espelhos) 1.989 mm (c/espelhos)
Altura do veículo: 1.544 mm
Distância entre-eixos: 2.532 mm
Bitola dianteira: 1.484 mm
Bitola traseira: 1.510 mm
Ângulo de entrada: 20,0°
Ângulo de saída: 27,0°
Altura livre entre os eixos: 217 mm
Altura mínima do solo: 188 mm
Tanque de combustível: 47 litros
Desempenho
Velocidade máxima: 215 km/h (etanol) / 214 km/h (gasolina)
0 a 100 km/h: 7,6 s (etanol) / 8,0 s (gasolina)
Consumo
Ciclo urbano: 10,0 km/l (gasolina) / 6,8 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 12,3 km/l (gasolina) / 8,8 km/l (etanol)