– HB20 leva a melhor na briga pelo segundo lugar
– Gol em 4º e Prisma em 5º mantêm posições; Strada sobe para 8º
– Polo, Kwid, Argo e Compass são as novidades entre os Dez Mais
– Corolla, Toro, Mobi e Sandero deixam o primeiro pelotão
Não foi nenhuma surpresa: desde o primeiro mês do ano passado o Onix já sinalizava que poderia ser mais uma vez o carro mais vendidos no Brasil. O hatch da GM não deixou a liderança um mês sequer e algumas vezes chegou a ter quase três vezes mais o volume de vendas do segundo colocado. O resultado é que ele fecha 2018 com 210.409 unidades, uma distância enorme em relação aos seus principais concorrentes, o HB20 e o Ka. É a quarta vez que o Onix fecha o ano como o carro mais vendido no Brasil
Se a conquista da liderança pelo Onix foi tranquila, o mesmo não se pode dizer da disputa pelo segundo lugar, onde HB20 e Ka se revezaram no posto durante o ano. No final, o representante da Hyundai levou a melhor, vendeu 105.518 unidades e deixou o Ka em terceiro lugar, com 102.011.
O velho Gol que foi durante 27 anos o mais vendido perdeu a posição em 2014 para o Palio e em seguida perambulou por várias posições, mas sempre entre os dez primeiros, num sinal de que ainda tem muita força no mercado: sexto em 2015, nono em 2016, quarto em 2017 e quarto colocado mais uma vez em 2018, com 75.022 carros vendidos.
Além dos quatro primeiros colocados, apenas mais um modelo, a Strada, se manteve entre os dez mais vendidos. A picape da Fiat vendeu 65.115 no ano passado e ficou em oitavo lugar, repetindo também a mesma posição em relação a 2017.
Quatro carros estrearam na lista dos Dez Mais, são eles: o Polo, sexto colocado com 69.584 unidades, o Kwid, em oitavo com 67.316, o Argo em nono com 63.017 e o utilitário esportivo Compass, que, com 60.297 unidades vendidas, conquistou a décima posição.
Corolla, Toro, Mobi e Sandero deixam a lista dos Dez Mais. Dentre eles, o Corolla foi o melhor colocado em 2018, ficou em 11º lugar com 59.065 unidades. A picape Toro, décima colocada em 2017, caiu para a 12ª posição. O Mobi, que era 9º ficou em 14º e o Sandero despencou para o 13º lugar, ele que fechou 2017 na sexta posição, caindo de 67.349 unidades em 2017 para 52.406 no ano passado.
Veja o ranking dos 50 carros e comerciais leves mais vendidos em 2018