SUV da Jeep perde apenas 7,3% depois de um ano. Veja os carros certificados em todas as categorias
O Compass, utilitário esportivo da Jeep, foi o campeão geral da 5ª edição do Selo Maior Valor de Revenda, certificação feita pela AutoInforme em parceria com a Textofinal de Comunicação e que reconhece os carros que menos perdem o preço após um ano de uso. O modelo registrou um índice de depreciação de apenas 7,3%, o que faz do Compass o carro que menos perde valor no mercado brasileiro.
O Estudo foi feito com base na cotação da Molicar/KBB, observando outras cotações do mercado, assim co mo sites de classificados de automóveis. Foram considerados 110 modelos de 24 marcas, sendo que onze delas receberam a certificação.
A cerimônia de entrega das certificações foi realizada nesta sexta-feira, dia 9 de novembro, no São Paulo Expo, durante o Salão do Automóvel 2018, com a presença de dirigentes da indústria automobilística e representantes de entidades do setor.
Além do campeão geral, representantes de 18 categorias receberam a certificação Maior Valor de Revenda
Cinco carros receberam o Selo pela quinta vez seguida em suas categorias:
Chevrolet Onix, na categoria hatch compacto, com depreciação de 9,3%
Volkswagen Golf, na categoria hatch médio, com índice de 11,0%
Honda Fit, na categoria minivan/monovolume, com índice de 10,4%
Toyota Hilux, na categoria picape média, com índice de 10,9%
Toyota Corolla, sedã médio, com índice de 10,0%.
Destaque para a picape Hilux, que baixou o índice de depreciação de 14,2% em 2017 para 10,9% este ano.
Além das marcas ganhadoras, foram analisados modelos das marcas Audi, Chery, Citroën, JAC, Kia, Lifan, Nissan, Peugeot, Subaru e Suzuki.
Neste ano duas marcas ganharam pela primeira vez esta certificação: a Renault obteve o Selo na categoria de entrada, com o Kwid, que obteve uma depreciação de apenas 8,4% e a Míni ganhou na categoria hatch premium, com o Mini Cooper, que obteve 11,2% de depreciação.
Quatro dos vencedores desta edição pioraram suas posições em relação à quarta edição do estudo, com índices de depreciação maiores: Ônix (de 9,2% para 9,3%), Toro (de 9,3% para 11,6%), Corolla (de 9,3% para 10,0%) e Prius (de 11,3% para 12,7%).
Outros oito modelos evoluíram, como o Golf, que tinha 12,0% e agora tem 11,0% de depreciação), perua Golf de 15,9% para 12,0%, Saveiro de 11,8% para 10,1%, a Hilux de 14,2% para 10,90%, o City de 10,3% para 8,3%, o Compass, campeão geral, de 9,1% para 7,3%, o XC60 de 15,2% para 12,7% e o SW4 de 12,7% para 11,1%.
O Fusion manteve o índice de depreciação de 14,5%.
Nada menos do que 17 carros registraram um índice abaixo de 10%. Este ano, contra apenas oito no ano passado, o que mostra que, de uma maneira geral, os índices melhoraram significativamente
Veja lista dos carros que menos perdem valor no Brasil, independentemente da sua categoria:
Compass 7,3%
Prisma 7,8%
Kwid 8,4%
Peugeot 3008 8,7%
Creta 8,9%
Ka 9,0%
Etios 9,2%
BMW X1 9,3%
Onix 9,3%
Ka sedã 9,4%
HR-V 9,5%
HB20s 9,5%
Etios 9,5%
WR-V 9,8%
Versa 9,8%
Kicks 9,9%
Up 9,9%
As variações negativas dos índices de depreciação são pequenas, mas podemos entender esse comportamento como um sinal de alerta aos fabricantes e importadores porque o valor de revenda é um dos principais atributos (se não o mais importante) levado em consideração pelo consumidor na hora da compra do zero.
O estudo que determina a certificação Maior Valor de Revenda pesquisa o valor praticado do carro zero km comparando-os com o preço desse mesmo carro doze meses depois, portanto com um ano de uso.
A depreciação depende de vários fatores: da marca, da imagem junto ao consumidor, do tamanho do carro, da estrutura da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, da origem, do volume disponível no mercado de usados, da sua liquidez, enfim, em última instância, da aceitação do modelo no mercado.
Foram considerados os preços praticados no mercado de carro zero em agosto de 2017 e não os preços de tabela. O estudo considera as diversidades ocorridas no mercado na época da cotação – como a disponibilidade do produto, os bônus concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor, entre outros fatores – eliminando eventuais distorções de preços provocadas por essas ações.
Foram eliminados os carros que tiveram modificações na linha nos últimos doze meses e eliminados os que saíram de linha.
Veja os demais ganhadores do Selo Maior Valor de Revenda 2018
Veja como foi o evento: