– Estudo da Volvo mostra que a maior parte das panes em caminhões é por falta de manutenção preventiva
A manutenção preventiva é importante porque evita que você fique na rua por causa de uma quebra, além de ser mais barato trocar na hora certa do que esperar quebrar para consertar
No caso dos caminhões, isto é ainda mais importante porque uma quebra na estrada significa prejuízo para o bolso do caminhoneiro ou na empresa transportadora.
A importância da manutenção foi comprovada com o resultado de um levantamento feito pela Volvo Caminhões. O estudo, feito com os caminhões da marca na Europa, revela que 80% das paradas não planejadas, isto é, quando o caminhão quebra, podem ser evitadas com a manutenção preventiva. Segundo a Volvo Caminhões no Brasil, embora não tenha sido feito nenhum levantamento nas estradas do País, calcula-se que o índice de paradas não planejadas seja semelhante ao europeu.
“Uma parada não planejada tem um forte impacto na transportadora. Portanto, temos que melhorar o entendimento dos motivos que levam a paradas não planejadas e ajudar nossos clientes a aumentar a produtividade e a rentabilidade do negócio” disse Hayder Wokil, diretor de qualidade da Volvo Trucks.
Para identificar o motivo das paradas inesperadas e evitá-las, a Volvo fez uma pesquisa com os dados de 3,5 mil caminhões, por mais de cinco anos. Com base nessas informações, a empresa realiza simulações avançadas, gerando um leque de possíveis situações de manutenção, analisando como, porque e quando os caminhões têm paradas indesejadas.
“O estudo mostrou claramente que monitorar o uso do caminhão e a condição de diferentes componentes chave do veículo, possibilita planejar melhor a manutenção. Acreditamos que podemos reduzir o número de paradas não planejadas em 80% se a manutenção do caminhão for realizada dentro dos prazos ou em resposta às necessidades reais,” explicou Hayder Wokil.
No longo prazo, a intenção da Volvo é eliminar todas as paradas não planejadas, para isto, os caminhões conectados terão crucial, pois, um dos pré-requisitos para a redução do número de paradas é ter condições de prever as necessidades em serviços e manutenção, customizando o atendimento para cada caminhão.