De olho nas novidades que Chery, BYD e GWM apresentam no Salão de Xangai. Elas podem vir ao Brasil

Com o fim de importantes exposições de automóveis em vários países, o Salão de Xangai, que acontece desde 1985, chega na sua 20ª edição como o maior evento de carros do mundo. Há quem não valorize a exposição porque ela é voltada fundamentalmente para o que a China está apresentando de novidades. Ora, mas quem é que dá as cartas, hoje, no mercado mundial senão este que é o maior produtor de veículos automotores do mundo?

Tanto que na edição de 2023, o Salão de Xangai confirma que a eletrificação é realmente a tendência do mundo automotivo, uma tendência que tem sido verificada nos mercados maduros. Grande parte dos 150 lançamentos que estão sendo exibidos na exposição, que vai até o dia 28 de abril, são carros eletrificados: híbridos, plug-ins ou elétricos puros.

As principais marcas locais apresentam muitas novidades e é preciso ficar atento a elas porque empresas como BYD, GWM e Chery estão investindo fortemente no Brasil, as duas primeiras inicialmente com produtos importados, mas que já anunciaram produção local, enquanto a Chery já monta seus carros na parceria com a Caoa em Anápolis, Goiás.

Veja algumas das novidades que três chinesas instaladas no Brasil estão mostrando no Salão de Xangai.

A BYD mostra sua linha completa de automóveis e traz uma série de novos modelos para a exposição:

O Yangwang U8 está posicionado como um novo SUV off-road de alto nível, equipado com duas tecnologias centrais desenvolvidas internamente: a Plataforma e4 e o Sistema de Controle Hidráulico Inteligente BYD DiSus-P, com tecnologia de ponta. O e4 Yangwang U8 tem uma potência máxima de 1100 cavalos e pode atingir 100 km/h em 3,6 segundos. Pode ser operado de forma estável sob condições extremas, flutua na água e faz uma curva de 360 graus. O Yangwang U8 Premium Edition apresenta a mais moderna capacidade, com sofisticação e inteligência. O Yangwang U8 Off-road Master Edition, projetado especificamente para os entusiastas de off-road, é a escolha ideal para aventureiros experientes.

O Yangwang apresenta o Sistema de Controle Inteligente de carroçaria DiSus o Cockpit Inteligente e os Sistemas Avançados de controle de bordo. Com alto desempenho off-road, urbanas, pistas de corrida e outros cenários. Os Yangwang U8 e U9 são os dois primeiros modelos que se encontram na arquitetura da Yangwang.

O BYD mostra ainda o carro conceito Song L, dois novos modelos da série BYD Ocean: o BYD Seagull e o BYD Chaser 07, o Denza N7 e o Denza D9 Premier.

GWM acelera eletrificação com estreia mundial de veículos movidos a novas energias no Salão do Automóvel de Xangai de 2023 (PRNewsfoto/GWM)

A GWM acelera a eletrificação, com World Premiere of New Energy Vehicles. Mostra as suas cinco principais marcas HAVAL, TANK, ORA POER e WEY. A empresa mostra que a busca por novas energias está a pleno vapor, contando com o ecossistema florestal. Apresentou a nova linha de produtos estrela, e a nova linha de produtos médios de nova energia SUV (denominada ” Fierce Dragon MAX no mercado chinês).

O primeiro modelo equipado com Hi4 (Hybrid Intelligent 4WD) adota um conceito de design novo para criar uma imagem de produto mais jovem e futurista. A nova versão 6×6 da picape GWM POER foi lançada em conjunto e com a grande picape híbrida de alto desempenho POER Shanhai PHEV/HEV, que tem o compromisso de fornecer as melhores soluções para picapes de novas energias.

A TANK demonstrou dois modelos NEVs, a WEY aponta o foco na categoria “elétrica inteligente de ansiedade 0”, com oo primeiro modelo MPV WEY Gaoshan PHEV para o mundo e o SUV Lanshan PHEV elétrico de seis assentos. Já a ORA lançou dois modelos elétricos.

A empresa mostrou também a plataforma 3.0T V6 engine + 9HAT +P2, Hi4, da marca TANK e aplataforma super off-road 6 × 6.

A Chery, que está presente no Brasil com a Caoa (CaoaChery),  lançou em Xangai as marcas Omoda (para sedãs e utilitários esportivos) e Jaecoo, especializada em SUVs com nível de conteúdo superior. O Omoda 5 ou C5 já circula em testes no Brasil.

A marca apresentou o Arrizo Star, que deve se tornar o novo modelo topo de linha, sob a marca Exeed, divisão premium da empresa. Tem 4,95 m de comprimento e 2,90 m de entre-eixos. A mídia especializada chinesa sinaliza que o sedã terá sistema híbrido plug-in.