Kwid elétrico por R$ 142,9 mil, tem autonomia 298 km e gasta R$ 0,06 por km rodado
Contra a tendência de eletrificação de modelos topo de linha, a Renault lançou nesta quinta-feira (14/4/22) o carro mais barato do Brasil, o Kwid, com a nova tecnologia, o que o transformou também no elétrico puro mais barato do Brasil.
O Kwid E-Tech será vendido por R$ 142.990,00 e o carregamento da bateria pode ser feito numa tomada doméstica, de três pinos (padrão ABNT em 127/220 volts), em carregador Wallbox AC e em carregador rápido DC. Dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular classifica o Kwid E-Tech com o melhor índice de eficiência energética entre todos os elétricos no país.
O custo estimado de rodagem é de R$ 0,06 por quilômetro rodado, ou seja, para uma pessoa que roda 20 mil quilômetros por ano a diferença de preço em relação ao carro a combustão pode ser paga em três anos, considerando R$ 7,30 o preço médio da gasolina em capitais do Sul e Sudeste, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), e o valor médio de 1kWh a R$ 0,66. Para efeito de comparação, o gasto com gasolina por km rodado é de R$ 0,48 num carro a combustão.
Além da venda ao consumidor final, a Renault vai trabalhar com um plano de assinatura, com diversos planos de longa duração, que incluem os serviços de revisões preventivas, documentação, taxas e impostos como IPVA e licenciamento e o seguro do veículo. Os planos podem ser por tempo (12, 24, 36 ou 48 meses) ou por quilometragem (1.000, 2.000 e 3.000 quilômetros mensais).
O carro acelera de 0 aos 50 km/h, são necessários 4,1 segundos e uma autonomia de 298 quilômetros no uso urbano.
O carro vem com seis airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESP), freios ABS com BAS (Braking Assist System), assistente de partida em rampa (HSA), câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sistema multimídia Media Evolution e direção elétrica, entre outros itens de segurança e conforto. Já o Avas (Acoustic Vehicle Alert System) emite um sinal sonoro de alerta aos pedestres até o veículo atingir 30 km/h, velocidade. Ou seja: é mais completo e mais equipado do que o Kwid a gasolina, que vai continuar sendo vendido.
A autonomia da bateria pode ser otimizada por meio do modo de condução ECO acionado facilmente através de um botão no console. Este modo limita a potência de 33 kW (em vez de 48kW), velocidade máxima a 100 km/h e torna a frenagem regenerativa mais atuante. O ponto de carregamento no carro fica na grade frontal e um indicador de recarga no painel mostra a autonomia em quilômetros.
A Renault tem mais de dez anos de experiência na mobilidade elétrica, com mais de 450 mil veículos circulando no mundo. É uma das pioneiras no Brasil, onde comercializa o Zoe, o Kangoo e o Twizy. E tem mais um elétrico chegando ainda este ano, a van Master.
No total são 500 Renault elétricos rodando no Brasil, sendo 46 em Fernando de Noronha, ode a empresa realiza outros projetos com uso de energia renovável.