Baterias mais potentes, com mais autonomia e melhor reciclagem
A Renault anunciou nesta quarta-feira (1/7/21) o incremento da construção de veículos elétricos na França, com o objetivo de aumentar a competitividade no setor de mobilidade elétrica, que tem apresentado crescimento expressivo e perspectiva de aumentos ainda maiores nos próximos anos.
A montadora promete lançar dez novos modelos elétricos e aumentar a produção para um milhão de unidades até 2030, atuando em vários segmentos: de veículos urbanos a esportivos topo de linha.
“Nosso foco é a performance e estamos apostando em nossos modelos icônicos, como o célebre R5, para levar o toque Renault à eletrificação, fazendo com que os carros elétricos se tornem populares”, disse Luca de Meo, do Grupo Renault.
Veja as áreas em que a empresa vai atuar:
– Padronização das baterias, para alavancar a competitividade. O Grupo utilizará a tecnologia química NMC (Níquel, Manganês e Cobalto) e uma arquitetura de célula unificada em 100% dos futuros lançamentos, o que permitirá atingir até um milhão de veículos elétricos até 2030. Essa nova tecnologia garante 20% de autonomia adicional em comparação com outras tecnologias químicas e uma performance de reciclagem muito melhor.
– Parceria com a Envision AESC, que vai desenvolver, na cidade francesa de Douai, uma gigafactory com capacidade para 9 GWh em 2024, tendo o objetivo de atingir 24 GWh em 2030. Com produção de baterias de alta tecnologia, com segurança, custos competitivos e uma pegada de carbono reduzida para os futuros modelos elétricos.
– Protocolo de intenções para se tornar acionista da Verkor, com uma participação de mais de 20% no capital da startup francesa. Para desenvolver uma bateria de alta performance adaptada aos segmentos C e superiores da gama Renault.
O objetivo é reduzir em 60% os custos de bateria em menos de dez anos. Como se sabe, a bateria é o que mais encarece o preço final de um carro elétrico.
A Renault, primeira montadora de automóveis a desenvolver seu próprio motor elétrico, fará em parceria com a empresa Whylot para desenvolver um motor elétrico inovador, de fluxo axial, a partir de 2025.