Importado da Alemanha, BMW X2 completa a linha de utilitários esportivos da marca no Brasil
A linha X, isto é, carros no segmento dos utilitários esportivos, representa mais da metade das vendas da BMW no Brasil e é a grade impulsionadora da marca nesse momento de crescimento do mercado. Em nenhum outro mercado do mundo a marca alemã tem uma participação tão grande dos seus SUVs.
Assim, justifica-se plenamente o investimento da empresa em mais essa opção para o consumidor brasileiro, o X2, que também é chamado de Sport Activity Coupé, ou Cupê de Atividade Esportiva. O carro, destaque nos últimos salões de automóveis do mundo, chega ao mercado brasileiro por R$ 211.950,00 na versão sDrive20i GP, e R$ 246.950,00 na opção top de linha sDrive20i M Sport X.
“O novo BMW X2 atrai olhares por onde passa e, com certeza, vai despertar paixões entre os brasileiros por trazer design e dirigibilidade com muita atitude, típicos de um BMW”, diz Nina Dragone, diretora de Marketing da empresa no Brasil.
Importado da Alemanha, onde é feito na fábrica de Regensburg, o X2 vem completar a família dos SUVs importados, que tem ainda o X5 e o X6, além dos outros “Xs” produzidos na fábrica de Araquari, em Santa Catarina: o 1, o 3 e o 4.
O modelo combina a esportividade e versatilidade de um BMW, com destaque para a grade frontal, os farois Full-led e a ampla entrada de ar na parte inferior, que acompanha o para-choque dianteiro de ponta a ponta.
Outros detalhes do visual do X2 são o teto de linhas alongadas, o desenho afilado das molduras das janelas. As saias laterais e os arcos das rodas de formato quadrangular são na cor preta.
Atrás, são destacadas as lanternas de led em “L”, o para-choque traseiro com detalhes pretos e as saídas de escapamento com 90 milímetros de diâmetro. As rodas são liga leve de 19 polegadas e os desenhos em “Y”.
Por dentro, revestimento dos bancos de couro, molduras com acabamento, detalhes em preto brilhante e o volante esportivo com capa de couro.
A versão sDrive20i M Sport X traz itens desenvolvidos para ressaltar a aparência e a robustez. A aparência externa traz tomadas de ar triangulares nas extremidades do para-choques dianteiro e saias laterais em cinza. Os assentos trazem forração de couro, molduras de alumínio.
Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico, o teto solar é elétrico e panorâmico, sistema de ar-condicionado digital e sistema que controla abertura e fechamento das portas e a tampa do porta-malas sem precisar da chave. Os retrovisores externos têm função de memória, rebatimento e aquecimento.
O carro tem 4,36 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,54 m de altura, com 2,67 m de distância entre eixos. O porta-malas tem capacidade de 370 litros, mas com os bancos rebatidos pode chegar a 1.255.
O motor de quatro cilindros com tecnologia turbo, movido a gasolina, de 1.998 cm³ é capaz de entregar 192 cv entre 5.000 e 6.000 rpm, e 280 Nm de torque, entre 1.350 e 4.600 rpm. O câmbio tem dupla embreagem e sete marchas que podem ser acionadas por alavancas atrás do volante.
Os principais equipamentos do X2 sDrive20i GP são a câmera de ré e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, atualização do sistema de navegação com tela de 6,5 polegadas e botão seletor iDrive Touch Controller, sensível ao toque e com reconhecimento de sinais e letras.
Assim como outros modelos marca, o X2 incorpora o sistema que oferece acesso às informações de trânsito e notícias, envio e recebimento de e-mails e alertas de manutenção do veículo. No Brasil, 100% dos veículos comercializados saem de fábrica com um chip para conectividade com a internet.
A segurança é garantida pelos controles de estabilidade e tração, freios a disco com ABS e seis airbags duplos frontais, laterais e traseiros. O cupê está disponível em onze cores.