As 28 marcas de automóveis e comerciais leves associadas à Abeifa (associação de importadores e fabricantes) emplacaram 6.909 unidades em março, registrando crescimento de 19,9% em comparação com os 5.764 vendidos em fevereiro. Mas a comparação é de um mês de 22 dias (março) com um de 17 (fevereiro). Na comparação março do ano passado houve queda de 9,2%.
No acumulado do ano as vendas são preocupantes. O primeiro trimestre de 2015 registrou queda de 21,8% nos emplacamentos das associadas, em comparação ao mesmo período de 2014.
“A reação isolada de março reflete os quatro dias a mais de emplacamentos em relação a fevereiro. O setor fez também ações de marketing para atrair clientes e concretizar negócios”, disse Marcel Visconde, presidente da Abeifa.
A entidade mantém a previsão de que o primeiro semestre de 2015 será difícil, pois o desempenho de suas associadas está diretamente atrelado aos índices macroeconômicos, à confiança do consumidor, às taxas de juros e ao câmbio.
“Ainda não temos um sinal positivo de que a economia deverá melhorar no curto prazo, por isso ainda trabalhamos com um cenário de retração em 2015”, complementou Visconde.