Conhecemos a Indústria 4.0 da FCA
A Indústria 4.0 é um conceito da nova indústria automotiva que nasce conectada a sistemas como internet das coisas, manufatura aditiva, realidade aumentada, entre outras soluções, sistemas que você vai conhecer mais adiante.
Visitamos a fábrica da FCA em Betim, onde são produzidos carro da marca Fiat e onde se concretiza a Indústria 4.0: com novas tecnologias digitais, qualificação de profissionais e a criação do laboratório manufatura 2020, que é criado para testar novas tecnologias da Indústria 4.0.
A Indústria 4.0 – presente na FCA globalmente – representa uma grande evolução tecnológica na manufatura e por isso é conhecida também como a 4ª Revolução Industrial. A primeira revolução tecnológica foi a criação da máquina a vapor, a segunda foi a produção com energia elétrica e a terceira a automação, com o advento da internet.
A fábrica da Jeep em em Goiana-PE, nasceu já com o conceito de fábrica 4.0, em 2015 com um grande conjunto de tecnologias digitais de ponta. Em seguida a fábrica de Betim – com 42 anos de produção – foi transformada para operar de forma inteligente e conectada, integrada à era digital.
A Indústria 4.0 conecta máquinas, sistemas e pessoas e para isso dispõe de alguns pilares de atuação, como: Análise de Dados (os dados do processo produtivo são processados gerando informações essenciais a tomada de decisões), Robótica (nova capacitação dos robôs), Simulação (são realizados aperfeiçoamentos na linha de produção virtual antes de da mudança real, com melhor qualidade e eficiência e redução dos custos), Integração (sistemas integrados em plataforma única onde todos têm acesso) Internet das Coisas (IOT – sensores enviam dados em tempo real nas linhas de montagem, Computação em Nuvem (servidor integrado permite o acesso aos dados em tempo real, de qualquer lugar da fábrica), Manufatura Aditiva (impressora 3D cria peças a partir de modelos digitais, otimizando processos), Realidade Aumentada (óculos de realidade aumentada são utilizados na linha de montagem unindo os espaços físico e virtual), Segurança Cibernética: as áreas da manufatura estão conectadas, protegendo sistemas e informações de ameaças.
Claro que, para que tudo isso funcione, é preciso capacitar pessoas, pois elas terão que desenvolver novas habilidades e competências. Para isso a FCA criou a Manufatura 2020, um laboratório com plataformas dedicadas aos experimentos de novas tecnologias, num ambiente que reproduz em escala um cenário real. O sistema aponta as tendências da Indústria 4.0 e promove treinamento. Faz a conexão da FCA com fornecedores, melhorando a cadeia produtiva. Quando a tecnologia é aprovada, o próximo passo é sua aplicação na manufatura.