Destinação correta do produto vai evitar a contaminação ambiental
O Rally Sertões 2021, que largou da Praia da Pipa, em Natal e vai até o dia 22 de agosto, terá entre suas ações de sustentabilidade, o recolhimento de óleo utilizado pelos carros na prova, uma iniciativa da Motul, marca francesa lubrificantes e patrocinadora da competição. A fabricante vai recolher o óleo usado e dará a destinação correta, evitando portanto a contaminação do meio ambiente.
O rally Os Sertões levanta este ano a bandeira da sustentabilidade com uma série de iniciativas que incluem a conscientização ambiental de todos os envolvidos e a Motul assumiu a tarefa de recolhimento do óleo:
“A iniciativa está totalmente alinhada com os valores de sustentabilidade da empresa. Ficamos muito felizes por contribuir com a preservação do meio ambiente, por meio da coleta e destinação adequada dos resíduos líquidos gerados durante o evento”, disse Elvira Paula Brito, gerente técnica da Motul.
O recolhimento do produto não é tudo. O objetivo da ação é também conscientizar os pilotos e equipes para que tenham cuidado na hora de realizar a troca e a drenagem do óleo, evitando o derramamento no solo.
O lubrificante é derivado de petróleo e contém diversos aditivos com metais pesados. Ele passará por filtragem e será incinerado de forma que os poluentes não sejam soltos na atmosfera. A parte que puder ser reaproveitada será utilizada na fabricação de novos lubrificantes.