Associados respondem por 55,9% dos veículos eletrificados e tiverem crescimento de 37,7% em março
Enquanto o mercado de carros e comerciais leves apresentou um crescimento de 4,9% em março, as marcas filiadas aa Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (que reúne importadores e fabricantes), teve um aumento de vendas muito mais expressivo. Com 8.465 unidades licenciadas (sendo 8.334 importadas), o crescimento foi de 37,7% em relação a fevereiro, quando foram comercializadas 6.147 unidades. Em relação a março do ano passado, o aumento foi ainda maior, 185,3%.
No acumulado do primeiro trimestre os filiados da Abeifa somam 20.892 unidades vendidas.
A Abeifa responde por mais da metade dos carros eletrificados vendidos no País. No acumulado do trimestre, do total de 20.892 unidades, os veículos eletrificados da entidade significam 89,6%. E respondem por 51,9% do mercado interno total de eletrificados.
Em março, a participação das associadas à Abeifa foi de 4,8% do mercado total de autos e comerciais leves (175.982 unidades). Se consideradas somente as 8.334 unidades importadas, as associadas à entidade responderam por apenas 4,73% do mercado interno brasileiro. No acumulado a participação é de 4,32%.
“São dados relevantes. Nossas associadas respondem por mais da metade dos veículos eletrificados no Brasil, o que mostra a nossa verdadeira vocação, a de trazer tecnologia. Das dez marcas associadas, nove obtiveram desempenho de vendas positivo em março, mês de muito alento para o setor”, disse Marcelo de Godoy, novo presidente da Abeifa, eleito no dia 13 de março último. Foram eleitos também a vice-presidente Juliana Lauro e diretor financeiro Rodrigo Soares.