A novidade na linha de caminhões da Mercedes-Benz é o Atego 1933 4×2 on-road (cavalo mecânico) e o 3133 6×4 off-road (versões plataforma, basculante e betoneira), ambos extrapesados. Eles complementam a linha da montadora que agora conta com 13 modelos Atego, entre médios, semipesados e extrapesados.
Trazem múltiplas opções de configuração de cabinas (Standard, Estendida, Leito Teto Alto e Leito Teto Baixo), tração (4×2, 6×2, 8×2, 6×4 e 8×4), entre-eixos e itens de desempenho, segurança e conforto. Dessa maneira, a linha atende às mais diversas necessidades dos clientes, reforçando a imagem de versatilidade dos caminhões Atego.
A linha Atego responde por cerca de 40% das vendas de caminhões Mercedes-Benz no Brasil.
O novo Atego 1933 LS 4×2, cavalo mecânico com suspensão traseira pneumática, foi desenvolvido para o transporte de cargas fracionadas, volumosas e leves. É indicado também para curtas e médias distâncias rodoviárias, puxando semirreboques, como baú carga seca ou frigorificado, sider, contêiners. Tem Capacidade Máxima de Tração de 45,1 toneladas.
O motor é o OM 926 LA Blue Tec 6 de 321 cavalos, com a caixa de mudanças automatizada Powershift Advanced G211 de 12 velocidades. Suspensão traseira pneumática de série, com quatro bolsas de ar, o que facilita o acoplamento de implementos e tanques de diesel de 300 até 890 litros. Cabina mais espaçosa do mercado, com três versões: estendida, leito teto baixo e leito teto alto, com cama e climatizador.
Traz como itens de série: Controle de Estabilidade (ESC), ABS, Controle de Tração (ASR/ATC), Assistente de Partida em Rampa (HSA), Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD), Luzes de Freio Piscantes em frenagens de emergência (ESS) e Top Brake.
Atego 3133 6×4 para construção e mineração
O Atego 3133 6×4 é um extrapesado para aplicações severas fora de estrada, nas versões plataforma, basculante e betoneira; foi desenvolvido para a construção civil, mineração, apoio no campo e outras aplicações.
O motor OM 926 LA de seis cilindros tem potência de 321 cavalos e torque de 1.250 Nm.
O Atego 3133 6×4 off-road conta com eixo dianteiro de molas reforçadas e eixos traseiros com redução nos cubos. Vem com bloqueio longitudinal e transversal, solução ideal para aplicação fora de estrada, e que atua nos eixos traseiros e dianteiro, auxiliando a operação do caminhão nos mais diversos tipos de terreno. Pode atuar em atividades que exigem força, no fora de estrada, como caminhão basculante, tanque, guindaste, romeu-e-julieta, betoneira e também como veículo de apoio.
Entre outros equipamentos, o veículo traz banco de até onze regulagens, volante multifuncional, alavanca de câmbio na coluna de direção, partida por botão e amplo pacote de tecnologias de segurança são os mesmos do Atego 1933, reforçando o padrão de qualidade da linha.