Argumento não justifica decisão: marca mantém em 2020 mesma posição e participação que em 2019
Responsável até aqui pela produção do Classe C e pelo GLA, a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, interior de São Paulo, vai encerrar a produção, sendo que a fabricação dos modelos feitos no Brasil serão transferidos para fábricas da montadora em outros países.
A empresa informou que está buscando alternativas para o suo da estrutura montada em Iracemápolis e o destino dos 370 funcionários.
A decisão, segundo a montadora, decorre da “difícil situação econômica no Brasil, que foi agravada pela pandemia da Covid-19”.
“A situação econômica no Brasil tem sido difícil por muitos anos e se agravou devido à pandemia da Covid-19, causando uma queda significativa nas vendas de automóveis premium. Ao longo do nosso processo de transformação, continuamos a reestruturar a nossa rede de produção global. Aumentar nossa eficiência, otimizando a nossa capacidade de utilização é um facilitador importante. Por isso, decidimos encerrar a produção de automóveis premium no Brasil, disse Jörg Burzer, da Mercedes-Benz AG.
Em 2020 os números são exatamente iguais: a marca ocupa mais uma vez a 16ª posição com 0,5% do mercado. Caiu o número de carros vendidos (de 12.353 para 8.605 até a primeira quinzena de dezembro), mas na mesma proporção que das demais marcas.
Desde que atua no Brasil, a Mercedes-Benz se mantém com uma participação em cerca de 20% (de 19% a 26%) no segmento premium, com exceção deste ano, que caiu para 15,4%, mas as vendas de carros premium caíram apenas 15% este ano, contra quase 30% do mercado em geral, quer dizer: o segmento dos carros de luxo, na verdade, se comportaram muito melhor do que o mercado total. Assim, o argumento de que o fim da produção em Iracemápolis ocorre por causa da queda do mercado não se sustenta.