– Juntas, GM, Fiat, Volks e Ford perdem 9,7 pontos de participação no trimestre. Só Toyota e Jeep cresceram
Não bastasse o péssimo desempenho no ano passado (veja matéria), as quatro marcas tradicionais – GM, Fiat, Volkswagen e Ford – continuam perdendo participação. Só no primeiro trimestre deste ano elas perderam, juntas, nada menos do que 9,7 pontos percentuais nas vendas ao mercado interno: fecharam 2015 com 63,3% e têm hoje 53,7%.
A queda de participação foi constante nos últimos 18 anos. Em 1998, as quatro tradicionais tinham 90% do mercado; em 2008 abocanhavam 77% e cinco anos depois 67,5%.
O avanço das marcas “novas” tem ocorrido ano a ano, mas nunca com esse ímpeto. Tanto que duas delas, Hyundai e Toyota, passaram a Ford e conquistaram a quarta (Hyundai) e quinta posição (Toyota), deixando a Ford em sexto lugar, o que a desqualifica como “grande”.
A Fiat foi a marca que mais perdeu este ano, caindo de 19,4% para 15,1%, ou 4,4 pontos percentuais a menos. A Volkswagen perdeu 2,6 pontos, passando de 16,2% para 13,6%; a Ford caiu de 10,4% para 8,7% (perdeu 1,7 ponto) e a GM perdeu um ponto percentual, desempenho que lhe garante a liderança no ranking no trimestre.
BMW, JAC, Kia, Chery e Mitsubishi também perderam participação este ano, enquanto outras onze marcas se mantêm com a mesma participação conquistada no ano passado (veja quadro abaixo).
Apenas duas marcas venderam no primeiro trimestre um volume de carros maior do que no mesmo período do ano passado: Jeep e Toyota. A Jeep contou com a forte presença do Renegade, passando de 995 unidades no período janeiro-março de 2015 para 13.537 agora, e com isso conquistou 2,8 pontos percentuais, subindo de 0,2% para 2,9%. Já a Toyota, mesmo sem ter um lançamento de porte, conquistou 2,6 pontos com seus 41.429 carros vendidos (foram 41.053 no trimestre de 2015) subiu sua participação de 6,3% para 8,9%.
Outras dez marcas, mesmo sem alcançar um volume maior este ano, ampliaram a sua participação, graças à queda expressiva de vendas no mercado (-28,3%). Dessas, duas se destacaram pelo grande avanço: a Hyundai conquistou 2,4 pontos (passou de 7,5% para 9,9%) e a Honda subiu de 5,1% para 6,7% (+1,7 ponto a mais).
Pelo atual ranking de vendas (veja abaixo) é mais honesto entender que o mercado dispõe agora de três grandes (GM, Fiat e Volkswagen) e cinco médias (Toyota, Hyundai, Ford, Renault e Honda), com Nissan e Jeep, mais abaixo, completando a lista das dez mais vendidas.
Participação das quatro nos últimos anos
1998 90,0%
2008 77,0%
2013 67,5%
2014 64,9%
2015 63,3%
2016 53,7%
Quem mais ganhou participação
1º trimestre 2016
Class | Marca | 2015 | 2016 | Pontos percentuais | ||
Unidades | % Part. | Unidades | % Part. | |||
1º | Jeep | 995 | 0,2 | 13.537 | 2,9 | 2,8 |
2º | Toyota | 41.053 | 6,3 | 41.429 | 8,9 | 2,6 |
3º | Hyundai | 48.432 | 7,5 | 46.034 | 9,9 | 2,4 |
4º | Honda | 32.857 | 5,1 | 31.305 | 6,7 | 1,7 |
5º | Nissan | 15.018 | 2,3 | 13.256 | 2,9 | 0,5 |
6º | Peugeot | 6.773 | 1 | 5.946 | 1,3 | 0,2 |
7º | Audi | 3.444 | 0,5 | 3.208 | 0,7 | 0,2 |
8º | Renault | 43.980 | 6,8 | 32.077 | 6,9 | 0,1 |
9º | Land Rover | 1.965 | 0,3 | 1.965 | 0,4 | 0,1 |
10º | Volvo | 826 | 0,1 | 802 | 0,2 | 0,1 |
11º | Mercedes-Benz | 3.799 | 0,6 | 2.928 | 0,6 | 0 |
12º | Citroën | 8.511 | 1,3 | 6.245 | 1,3 | 0 |
13º | Subaru | 381 | 0,1 | 347 | 0,1 | 0 |
14º | Jaguar | 98 | 0 | 184 | 0 | 0 |
15º | Geely | 138 | 0 | 181 | 0 | 0 |
16º | Troler | 519 | 0,1 | 419 | 0,1 | 0 |
17º | Lifan | 1.442 | 0,2 | 1.051 | 0,2 | 0 |
18º | Míni | 524 | 0,1 | 366 | 0,1 | 0 |
19º | Suzuki | 1.383 | 0,2 | 893 | 0,2 | 0 |
20º | Iveco | 726 | 0,1 | 443 | 0,1 | 0 |
21º | Dodge | 739 | 0,1 | 409 | 0,1 | 0 |
22º | BMW | 3.491 | 0,5 | 2.187 | 0,5 | -0,1 |
23º | Jac | 1.613 | 0,3 | 717 | 0,2 | -0,1 |
24º | Kia | 4.636 | 0,7 | 2.662 | 0,6 | -0,1 |
25º | Chery | 1.851 | 0,3 | 518 | 0,1 | -0,2 |
26º | Mitsubishi | 11.487 | 1,8 | 5.813 | 1,3 | -0,5 |
27º | GM | 111.909 | 17,3 | 75.819 | 16,3 | -1 |
28º | Ford | 67.396 | 10,4 | 40.295 | 8,7 | -1,7 |
29º | Volkswagen | 105.352 | 16,2 | 63.235 | 13,6 | -2,6 |
30º | Fiat | 126.102 | 19,4 | 70.105 | 15,1 | -4,4 |
Total Geral | 648.704 | 465.042 |
Quem mais vendeu
1º trimestre 2016
Class. | Marca | |
Unidades | ||
1º | GM | 75.819 |
2º | Fiat | 70.105 |
3º | Volkswagen | 63.235 |
4º | Hyundai | 46.034 |
5º | Toyota | 41.429 |
6º | Ford | 40.295 |
7º | Renault | 32.077 |
8º | Honda | 31.305 |
9º | Jeep | 13.537 |
10º | Nissan | 13.256 |
11º | Citroën | 6.245 |
12º | Peugeot | 5.946 |
13º | Mitsubishi | 5.813 |
14º | Audi | 3.208 |
15º | Mercedes-Benz | 2.928 |
16º | Kia | 2.662 |
17º | BMW | 2.187 |
18º | Land Rover | 1.965 |
19º | Lifan | 1.051 |
20º | Suzuki | 893 |
21º | Volvo | 802 |
22º | JAC | 717 |
23º | Chery | 518 |
24º | Iveco | 443 |
25º | Troler | 419 |
26º | Dodge | 409 |
27º | Míni | 366 |
28º | Subaru | 347 |
29º | Jaguar | 184 |
30º | Geely | 181 |
Total Geral | 465.042 |