– Vendas caem 25,6%, GM passa a Volkswagen e Hyundai é líder entre as novas. Fiat é mais uma vez a marca mais vendida no Brasil
Com 850 mil unidades a menos do que no ano anterior, o mercado de carros no Brasil teve um péssimo ano considerando os volumes históricos. Foram vendidos no ano passado 2.477.050 carros e comerciais leves, uma queda de 25,6% em relação a 2014.
Dezembro teve um desempenho ainda pior: queda de 37,6% sobre o mesmo mês de 2014 (veja matéria).
A retração nas vendas provocou também mudanças no ranking por marca. A Fiat manteve a liderança de vendas, com 439.213 unidades, mas o segundo lugar ficou com a GM (388.000), que desbancou a Volkswagen (359.535 unidades).
Outra mudança importante foi o avanço da Hyundai no ranking, que mesmo vendendo menos do que em 2014, passou a Renault no ano e tornou-se a líder entre as marcas novas.
Vale destacar a presença da Jeep entre as dez marcas mais vendidas. Praticamente em seu primeiro ano de vendas, a Jeep já se posicionou como a décima marca mais vendida e indica crescimento (em dezembro a Jeep passou a Nissan).